segunda-feira, 12 de maio de 2008

Os 7 pecados

Em seu livro, Em Brasília, 19 horas, lançado recentemente, o jornalista Eugênio Bucci lista o que considera os 7 pecados capitais do discurso autoritário.

São eles:
1-O esquecimento proposital
2-O coletivo compulsório
3-A futrica instrumental
4-A apologia do aparelhismo
5-O ódio à imprensa
6-A arrogância sem substância
7-Condenar a priori

Saiba mais em O Globo, edição de 05/04/08.

3 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Estes pecadilhos, verdadeiras perdições, acham-se fácil aqui em Fortaleza. CONTRA LUIZIANNE e o grupelho da reeleição escreve hoje em O Povo Carlos Matos Lima. ANALISA: “Completa omissão das autoridades - especialmente da prefeita de Fortaleza... Despreparo... Deu as costas para o sofrimento da população e para o caos que se instalou na cidade. Administração municipal confusa... longe de atender às reais expectativas e necessidades da população..." CONCLUI: "Coube ao Judiciário impor alguma ordem”. Fala sobre a greve dos operadores de ônibus. Poderia ser sobre a dos agentes de saúde. Conclusões amarguradas, verdadeiras, como as de qualquer que observe a conduta da Prefeita no incidente. Episódio lamentabilíssimo, desastroso, expõe a enorme carência de ônibus. Completa incapacidade de Luizianne e grupelho em promover qualquer solução urbana. Estes, contudo, aspiram afoitamente à reeleição, querem novo mandato de festanças e omissões. Contrataram marqueteirozinho caro, ensaiaram antecipadas propagandinhas de campanha na televisão, que o TRE proibiu por impróprias, ao arrepio da lei eleitoral. Só não consta que tenham se debruçado a estudar a Cidade. Fortaleza é agora a quarta metrópole do País. Confusa, infeliz, meio selvagem, INCHA todos os dias, ultrapassa a capacidade administrativa de aventureiros. Outrora Noiva Desposada do Sol, é agora a Órfã Criada Por Madrastas, sonhando com governos mais competentes.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Eu acrescentaria mais um pecado à lista: o rebaixamento das instituições. Esse é, talvez, um dos maiores pecados praticados contra a democracia.

É o que infelizmente a gente observa hoje no Brasil:

- um Legislativo desmoralizado e empanturrado de MP's, sem conseguir legislar, só votando o que o executivo INDEVIDAMENTE legisla;
- um judiciário aviltado, vendo seus ministros serem insultados publicamente, e tendo que assistir a uma campanha fora de época (cínica e ilegal) nos palanques do PAC;
- uma imprensa demonizada, toda hora sendo chamada de golpista por cumprir seu papel de noticiar escândalos, que proliferam como coelhos.

Como o tour europeu-carnavalesco do governador com a sogra a tiracolo, em jatinho fretado pago por nós. E o que vimos? Com toda a "arrogância sem substância", tentaram culpar a imprensa, vejam só...

O resto, é só a geléia real que virou a política atual, que une a esquerda histórica que julgávamos séria com figuras como Delfim Neto, Maluf, e Jáder Barbalho em um mesmo balaio.

E aqui no Ceará, vivemos um triste retrocesso (salto?) ao mergulharmos em mais uma oligarquia, tão nefasta e autoritária quanto foi a Accioly no começo do século passado...

É isso. Ou melhor: é osso!!

Cris

Anônimo disse...

O Sr. Eugênio Bucci, ex-diretor da Radiobrás, de onde saiu "atirando", poderia muito bem citar os setes pecados capitais dos ressentidos e camuflados. Ele entende bem dessas coisas.
Creio que muito desses "pecados" - ou todos - se referem ao Lula.
Para imprensa ruim, partidária e arrogante, eu não devoto ódio e, sim, um completo desprezo. Para seus colunistas "iluminados", a mais completa indiferença, sentimento pior do que os citados.