terça-feira, 13 de maio de 2008

Livros

A Câmara Municipal de Oeiras, Portugal, que corresponde à nossa Prefeitura, designou uma Comissão Científica para escolher Os dez livros que mudaram o mundo, ao mesmo tempo que convidou conferencistas de renome para falarem sobre as obras escolhidas.

Os dez, acabaram sendo onze. A editora portuguesa Quasi publicou um volume com o teor das conferências.

A seguir, a relação dos livros indicados:
1- Breve História do Tempo. Stephen Hawking
2- O Príncipe. Nicolau Maquiavel
3- A interpretação dos Sonhos. Sigmund Freud
4- Manifesto do Partido Comunista. Karl Marx
5- Odisseia. Homero
6- A Origem das Espécies. Charles Darwin
7- A República. Platão
8- A Riqueza das Nações. Adam Smith
9- O Erro de Descartes. Antonio Damasio
10- Bíblia e Alcorão

6 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Recomendaria eu que as personalidades da política local lessem peo menos O Príncipe. “TOMAR LEXOTAN”, desejaríamos todos que Luizianne e grupelho da reeleição pudessem responder a Carlos Matos Lima sem esta VULGARIDADE. Daniel Sampaio, de O Povo, de tal modo se empolgou com aquela respostinha que quis explicar-nos de que se trata. O repórter registra também outras pérolas de Luizianne: "Daqui a pouco olhar para o povo é propaganda eleitoral antecipada”; menções da Prefeita à “direita, status quo” etc. Olhar para as necessidades desta metrópole e povo angustiados, inseguros, carentes é justo o que falta à administração de Luizianne e grupelho. Estes usam agora as expressões de discurso estudado, adrede feito para apresentá-los como vítimas de poderosos e, por isso, merecedores do sufrágio popular. Contrataram marqueteirozinho caro, ensaiaram antecipadas propagandinhas de campanha na televisão, que o TRE proibiu. Não se debruçaram a estudar Fortaleza, suas necessidades; mas aspiram afoitamente à reeleição, querem novo mandato de festanças e omissões. Serviu, porém, a greve dos operadores de ônibus, para expor esta ferida aberta e demonstrar a INCAPACIDADE DE LUIZIANNE E GRUPELHO DA REELEIÇÃO em promover-lhe qualquer solução. Só isto escreveu ontem Carlos Matos Lima. ANALISA: “Completa omissão das autoridades - especialmente da prefeita de Fortaleza... Despreparo... Deu as costas para o sofrimento da população e para o caos que se instalou na cidade. Administração municipal confusa... longe de atender às reais expectativas e necessidades da população...”. CONCLUI: “Coube ao Judiciário impor alguma ordem”. Conclusões amarguradas, verdadeiras, como as de qualquer que observe a conduta da Prefeita no incidente. Episódio lamentabilíssimo, desastroso, a greve expôs a enorme carência de ônibus. Quarta metrópole do País, Fortaleza INCHA a cada dia - infeliz, meio selvagem. ULTRAPASSA a capacidade administrativa de aventureiros. Outrora Noiva Desposada do Sol, é agora a Órfã Criada Por Madrastas, sonhando com governos mais competentes.

Célio Ferreira Facó disse...

Todas as listas são questionáveis; pode-se questionar esta também. Não vejo razão, porém, para incluir-se a Breve História do Tempo. Seu autor, renomado cientista, ainda mais por causa da paralisia que lhe toma quase todo o corpo, não fez nem de longe descobertas mais importantes que Copérnico, Newton ou Einstein. Qualquer, pois, dos livros destes últimos terá causado muito mais impacto que um trabalho de simples divulgação científica como o de Hawking. Causa a maior surpresa que figure ao lado de obras monumentais este O Erro de Descartes, de Antonio Damásio; certo não tem o mesmo impacto, não se justifica.

Célio Ferreira Facó disse...

Vão bem as outras escolhas. Em ciências. A Origem das Espécies, de Darwin, merece. Não é só livro; é também método de investigação e de pesquisa. Ensina verdades e ensina a descobri-las. Causaram o maior tumulto, medo, ódio as observações escritas a bordo do Beagle. Irrecusável o lugar de A Riqueza das Nações, de Smith. Análise original da economia burguesa, depois do mercantilismo e dos fisiocracismo. Tornou-se a apologia da livre iniciativa empresarial, como queriam as novas personagens do comércio, livre das peias das monarquias absolutas e da simplicidade de imaginar que só os fatores naturais, como a terra, constituem o valor das coisas. A interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, certo tem seu lugar. Ao menos como descobridor, hoje muito contestado, discutido, polêmico, do método de investigação da alma humana. Em política. Certo não poderia faltar O Príncipe. Memoráveis os estudos de Gramsci sobre este livro e seu autor. É dele a observação de que o “príncipe”, em nossos dias, vem a ser os partidos políticos. Inegável também o mérito de Marx. Seu opúsculo, Manifesto do Partido Comunista, é contundente com um lança; seu autor, de incrível erudição, quis escrevê-lo na linguagem mais amena do dia a dia, para promover a revolução (ela não ocorreu, mas continua necessária) em todo o mundo. A velha, eterna Grécia Antiga comparece com pelos menos dois autores. A Odisséia, de Homero é quase a invenção original da própria Grécia e, pois, do mundo ocidental; virou cânone. De Platão já se disse que ele levou o diálogo para a literatura. Sua República tem, porém, os prejuízos da época. Nas religiões. Têm lugar certo a Bíblia e o Alcorão. Verdadeiras bibliotecas, quase tão antigas quanto as primeiras civilizações. Por estes livros matou-se e morreu muito mais que por qualquer causa.

Célio Ferreira Facó disse...

Tendo recomendado que a oposição tomasse Lexotan, a Prefeita ouviu que fosse ela mesma tomar Gardenal. Já se viu que o discurso deste pessoalzinho não é melhor que o das feiras e botecos. Gardenal não será, porém, o problema precípuo de Luizianne e grupelho da reeleição. Nem sabemos se lhe vai baixa a taxa de lítio ou qualquer outro neurotransmissor. Certo desejaríamos que Luizianne não reservasse à oposição estas e outras VULGARIDADES. Desejaríamos que a Prefeita fosse capaz de discurso MAIS HABILITADO. Sem lograr responder às análises de Carlos Matos Lima, veiculadas ontem em O Povo, a Prefeita apela para as algaravias habituais dos políticos: desrespeito e gracinhas insípidas. CARENTE segue Fortaleza – de ônibus, sobretudo; de saúde pública (quem não sofre agora com a epidemia de dengue, doença característica da falta de saneamento público e da má qualidade de higiene social?). CARECE Fortaleza também de administradores hábeis, habilitados por um fazer constante em prol da cidadania e do bem da metrópole. O contrário do que vemos agora nesta administração de Luizianne e grupelho. O mesmo grupelho que aspira à reeleição, acenando para os cidadãos só com as mãos vazias e o discurso mal ensaiado, oportunista, que lhe vai ditando o marqueteirozinho caro, adrede contratado. A tática é jogaram-se no seio dos mais humildes (mais numerosos também) com pose de perseguidos e ganhar-lhes o sufrágio.

Anônimo disse...

Concordo com o Célio. Uma Breve História do Tempo é um livro instigante, de excelente leitura. Mas só isso. É apenas divulgação científica e, em certas partes, pura especulação.
Aliás, muito do sucesso desse físico teórico não condiz com sua produção científica.Na sua área muitos foram maiores: Kleper, Galileu, Copérnico, Newton, Einstein, Niels Bohr, Heisenberg, Planck, Schödinger, Fermi, Von Neumann e muitos outros.

Anônimo disse...

Se for pra ter Hawking, que tenha Sagan e Dawkins. Mas pra falar a verdade bastariam dez gregos...