sexta-feira, 16 de maio de 2008

Poesia

Aniversário

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.

Sim, o que fui de suposto a mim mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui - ai meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho...)
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!

O que eu sou hoje é como a umidade no fim do corredor da casa,
Pondo grelado nas paredes...
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!

Vejo tudo com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas - doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alçado,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...

Para, meu coração!
Não penses, deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.

Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...

O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...

Fernando Pessoa
(Álvaro de Campos)

10 comentários:

Kelly Cristina disse...

Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Continue firme pelos caminhos das suas verdades.
Que Deus te ilumine sempre. Feliz Aniversário!

Anônimo disse...

Grande amigo, indispensavel ao povo do ceara. FEZIL ANIVERSARIO

Anônimo disse...

Lúcio,
Parabéns pelo seu aniversário.
Desejos a você muitos anos de vida, muitas alegrias, saúde, enfim, tudo de bom.
Você é uma pessoa muito querida e especial não só para os familiares e amigos, mas também para todos aqueles que o conhecem, mesmo de longe.
Grande abraço,
Nelson, Ana Cecília e Augusto

Anônimo disse...

Pelos comentários e pelo poema escolhido, vejo que hoje é seu aniversário...

Dr. Lúcio, "durar" ao invés de "fazer anos", significa também resistir, persistir e estar consciente da razão de sua existência.

Afaste qualquer pensamento menos otimista pois estou certo de que a vida lhe reserva muitos desafios, alegrias e realizações, por que muito o sr. tem feito para isso!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Abraço
Joaquim

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Que Deus te abençoe e sobre ti levante o rosto. E te dê paz.
Receba um grande abraço de quem teve a grande honra de servir ao povo durante sua administração como Governador do Estado do Ceará.

Luciano Hortencio

Anônimo disse...

Contraste
Pe. Antônio Tomás

Quando partimos no verdor dos anos,
Da vida pela estrada florescente,
As esperanças vão conosco à frente,
E vão ficando atrás os desenganos.

Rindo e cantando, célebres, ufanos,
Vamos marchando descuidosamente;
Eis que chega a velhice, de repente,
Desfazendo ilusões, matando enganos.

Então, nós enxergamos claramente
Como a existência é rápida e falaz,
E vemos que sucede, exatamente,
O contrário dos tempos de rapaz:
– Os desenganos vão conosco à frente,
E as esperanças vão ficando atrás.


Caro Lúcio,

Poeta Lúcio, Estadista Lúcio, Povo Lúcio, Médico Lúcio, Senador Lúcio, Filho Lúcio, Irmão Lúcio:
Sem você na politica do Ceará, "os desenganos vão conosco a frente e as esperanças vão ficando atrás.
HOMENAGEM DO POVO DO ESTADO DO CEARÁ

Anônimo disse...

Parabéns, dr. Lúcio: pelo blog, pelas palavras, por Fernando Pessoa, pelos anos que se foram e pelos anos que virão!!!

Anônimo disse...

Lúcido Alcântara, juízo é bom e o Ceará gosta. Feliz Aniversário, grande líder.

Carlos Rafael
Crato-CE

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Foi do grande Fernando Pessoa as palavras que o Sr. escolheu para falar em seu aniversário.

E é nas palavras dele que traduzo minha admiração e registro a importância do aniversariante para nós, cearenses:

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e PESSOAS INCOMPARÁVEIS."
Fernando Pessoa

Desejo de coração um Feliz Aniversário, muita paz e saúde. Que Deus continue iluminando seu caminho e nos permita um breve retorno seu ao leme de nosso barco, que infelizmente se encontra à deriva.

Cris

Anônimo disse...

Gostei Carlos rafael!!! Em contraste ao VIP GOMES temos o LÚCIDO ALCÂNTARA!!!