terça-feira, 11 de março de 2008

Precocidade

Um garoto de 8 anos foi aprovado no vestibular para cursar Direito em uma Faculdade no Estado de Goiás. A informação da escola é que o menino se submeteu ao exame na condição de "treineiro", isto é, se submeteu às provas mas não poderia se matricular, se aprovado, por não haver concluído o ensino médio.

O Ministério da Educação apura o caso e estranha que ele tenha se saído bem na prova de redação. A criança disse que passou "chutando"...

O fato reacendeu as críticas sobre a má qualidade dos cursos de Direito no Brasil.

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Falar em educação deficiente, desatrosa, quem quiser avaliar o mérito do grupelho político que pretende candidatar-se à reeleição em Fortaleza precisa apenas passear pela Cidade e periferia. Ver também, neste sentido, pelo menos em parte, o Editorial de O Povo, hoje. Perceberá, por exemplo, a desastrosa poluição dos recursos hídricos. Suja, a lagoa de Parangaba recebe esgotos do Montese, Itaoca, a própria Parangaba, Panamericano e Demócrito Rocha. Maraponga, torna-se suja pelas circunvizinhanças de Nazaré de Lima. Estes problemas estão a clamar uma Prefeitura de Fortaleza algo mais presente, capaz de agir em defesa da Cidade. Certo requerem investimentos (sempre escassos) em infra-estrutura, educação. Requererão, sobretudo, vontade política de fazer, agir (o que não se viu até agora). Neste aspecto mostra-se tão omisso o poder público municipal que não logra sequer conter a ocupação irregular das áreas de proteção ambiental. Depois advêm reflexos na saúde pública, transformada quase em calamidade. Neste sentido, não se viu senão omissão e meros, mínimos paliativos por parte do grupelho da reeleição. Este precisa agora apelar para o engodo do Marketing. E para largos estratos da população embrutecidos pelo descaso e pela pobreza.

Célio Ferreira Facó disse...

Ainda sobre o grupo que pretende continuar a ocupar o Paço Municipal de Fortaleza. Pode-se testar sua competência, habilidade política de muitos modos. CONCEPÇÃO EQUIVOCADA das arquibancadas da Prefeitura de Fortaleza na Domingos Olímpio, no Carnaval, e materiais INAPROPRIADOS. Eis o laudo da perícia técnica, agora divulgado. O laudo, verdadeiro, apenas confirma o óbvio. Quem não se lembra dos restos de compensado sobre o asfalto, a apoiar as estacas? Montava os bancos que caíram uma tal Andaime, a qual, na concorrência, havia sido desclassificada! Outra “sumidade” na arte de construir, a empresa DS&A, ganhara a licitação e tratou depois de sublocar. A Prefeitura, poder contratante, sem fiscalizar diretamente a obra contratada, veio disso saber somente depois da queda e do alarido geral. Ou de tudo estava ciente desde o começo, sem se importar? Como seja, é com toda esta competência e preocupação, atividade política, que o grupelho instalado no Paço Municipal pretende reeleger-se. Pretende garantir-se muitos carnavais. A Câmara Municipal, os cidadãos de Fortaleza não podiam deixar de cobrar as responsabilidades agora.