quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Doação de órgãos

"Doação de órgãos cai pelo terceiro ano consecutivo" é o título de matéria publicada na "Folha de S. Paulo", edição de 03/09 deste ano.
Segundo a notícia, o índice nacional de doadores no primeiro semestre foi de 5,4 a cada um milhão de pessoas, contra 7,6 em 2004, e 35 na Espanha, País que tem excelente desempenho nessa área.
Estamos andando para trás. Corremos o risco de perder os avanços até aqui obtidos. Falta capacitação de pessoal, estrutura hospitalar, sensibilização da população, articulação e integração das estruturas de saúde para atingirmos resultados mais satisfatórios.
Valter Duro Garcia, responsável pelo registro de transplantes na Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), já fala no risco de um "apagão de transplantes".


Mateus está no céu, destino certo das crianças inocentes como ele. Não houve tempo de ser salvo pela solidariedade cearense.
Fica uma lição: ações solidárias valem muito mais que palavras solidárias. É a distância entre intenção e gesto, como ensina a canção.
Não basta dizer que é doador, é preciso ser doador!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu me comovi bastante com a campanha do Mateus, e acho que essa realmente foi a missão dele: fazer as pessoas olharem para o lado, sairem de sua acomodação para ajudar ao próximo. Infelizmente, ele não teve tempo de ser salvo, mas todos nós acabamos um pouco salvos por ele tb: ficamos mais humanos e solidários. Eu fui doar, e agora pretendo fazer isso mais e mais vezes. E graças ao Mateus!