domingo, 1 de maio de 2011

Censo

As mulheres são maioria, os brancos minoria, o país está mais velho e urbano.

A classe C ( de 1 a 2 salários mínimos) cresceu e é majoritária. O acesso aos serviços básicos melhorou, 98,7% dos lares estão servidos pela energia elétrica enquanto apenas 55,4% dos domicílios são atendidos pela rede de esgotos.

Em relação ao saneamento um dado preocupante é a diminuição entre um censo e outro do ritmo de extensão da rede de esgoto.

A taxa de analfabetismo (pessoas com 10 anos e mais) caiu para 9% mas o número absoluto ainda é muito expressivo. O último Ministro da Educação a dar prioridade ao tema foi Cristovão Buarque. Com ele fizemos um grande programa no Ceará para realizar a segunda abolição.

Uma explicação oferecida para o maior número de mulheres está na violência e nos acidentes viários que incidem mais sobre os homens.

As melhorias nos indicadores econômicos e sociais são evidentes mas deveriam ser mais rápidas.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Mais mulheres, mais adultos, mais idosos, mais centros urbanos.

Breve ascensão sócio-econômico propiciada pelos últimos governos federais e o esforço isolado de um ou outro governador, aí está a exigir mais serviços, mais comodidade, celeridade - dos governos, como os de mercado.

Necessários mais saneamento, sáude pública e níveis satisfatórios de educação.

Mais postos de trabalho, nova renda - o que alimenta o ciclo ascendente.

Neste cenário, já se viu que a Prefeitura dos novos centros urbanos, das metrópoles não terá tempo de descansar, se quiser cumprir seus deveres-poderes. Governos estaduais não terão lugar para o improviso, o descuido, a politicagem.

Prefeituras e governos estaduais sem azo para a má administração, as pequenas e grandes irregularidades, a impunidade.

Novo mar de gente aí está, às portas, e já não se contenta somente com o Pão e Circo.

Aqui, ante as denúncias de irregularidades na administração pública local, não será suficiente que os acólitos dos figurões acusados apenas ocupem a tribuna da Assembléia Legislativa do Ceará, para sugerir o boicote à revista que as divulgou ou que se repita a lenga-lenga de que é inveja da oposição.

Sociedade e Instituições civis queiram, exijam respostas claras e rápidas cada vez mais.