quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cariri


Semana passada demorei-me no Cariri, entre Juazeiro do Norte e Crato, por três dias.

Além dos muitos contatos políticos que tive ocasião de fazer, revi amigos e concedi muitas entrevistas a emissoras de rádio e televisão.

Por toda parte a mesma insatisfação com as manobras que buscam descartar a competição política e asfixiar o debate democrático.

No Instituto Cultural do Cariri lancei a última série de oito títulos de obras raras sobre o Ceará, reeditadas pela Fundação Waldemar Alcântara (FWA), que integram a Biblioteca Básica Cearense.

Entre eles está o Cariri, de autoria do médico e intelectual caririense Irineu Pinheiro. Foram doadas coleções para bibliotecas das duas cidades.

Na mesma ocasião, foi firmado convênio entre a FWA e a Diocese do Crato para seleção e digitalização de documentos inéditos relacionados ao Padre Cícero, para posterior publicação.

Recebi, então, a comunicação de que havia sido escolhido para integrar o quadro daquele Instituto, na condição de membro titular, na seção de ciências, ocupando a cadeira que tem como patrono meu pai Waldemar Alcântara.

Visitei o distrito de Ponta da Serra, no Crato, quando conheci um interessante projeto, o Verde Vida, voltado para a educação formal, música, televisão, cinema e teatro de crianças e adolescentes.

A iniciativa tem o apoio de católicos alemães e já ganhou alguns editais de instituições nacionais para financiamento de projetos especiais em desenvolvimento.

No momento, está em fase final de conclusão moderna padaria, cujo prédio lembra a arquitetura alemã em enxaimel, com inauguração prevista para breve.

Mestres alemães capacitam a mão-de-obra local, tendo tido a oportunidade de provar, durante a visita, produtos da excelente pastelaria alemã made in Ponta da Serra.

Para quem quiser saber mais sobre essa viagem ao Cariri, recomendo acessar o Blog do Crato, que traz bom texto e boas fotos de Wilson Bernardo.

3 comentários:

Vó Luisinha disse...

Corre, Lúcio, corre, Lúcio.

Anônimo disse...

O cariri sentiu-se honrado com sua presença! Esperamos que volte, mas da próxima vez como candidato ao governo!

Armando Rafael disse...

Dr. Lúcio:
O Sr. deve ter sentido o quanto o povo do Cariri tem apreço por sua pessoa.
O auditório do Instituto Cultural do Cariri estava lotado (e isso numa 5ª feira), mas algumas pessoas sairam frustradas, pois pensavam que o "clássico" O CARIRI, de Irineu Pinheiro, iria ser colocado à venda.
Como é uma obra rara (a 1ª edição de "O Cariri" está esgotada há 59 anos) deixo a sugestão para que exemplares deste livro sejam disponibilizados em uma livraria do Cariri para aquisição pelos interessados, principalmente professores e alunos do curso de História da URCA.