O poder de compra do consumidor é medido em todo mundo pelo preço de um hamburguer padrão. O lendário índice foi instituído pela jornalista Pam Woodall, da revista The Economist, em 1986.
O Big Mac faz de Hong Kong uma das cidades mais baratas do mundo. Lá, o sanduíche custa U$ 1,75; em Oslo, a mais cara, U$ 6,15.
Agora, a jornalista Kristian Siedenburg, da agência Bloomberg, desenvolveu um novo índice que permite interessantes comparações. A IKEA, multinacional sueca, tida como a McDonald's da indústria do mobiliário, produz uma estante padrão, popular, em 38 países. Conhecida como Billy, a estante seria uma opção para efeito de calcular o poder de compra.
Ela é mais barata em Dubai, com preço de U$ 47,64, mais cara em Israel, onde custa U$ 103,48. O preço médio no mundo alcança U$ 60,15. Ninguém analisou o significado das diferenças e o porque das variações de preços.
A Billy, usada em conjunto com o Big Mac, pode ser um instrumento útil para calcular a solidez financeira de moedas ao redor do mundo.
Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 19/09/09.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário