domingo, 30 de agosto de 2009

Itataia

São recorrentes notícias na imprensa falando sobre o início das operações de extração de fosfato e urânio da mina de Itataia, no município de Santa Quitéria.

Durante o meu Governo, atraímos para o Ceará as empresas Galvani e Tortuga, as quais pretendiam se habilitar à exploração da jazida rica em urânio associado ao fosfato.

Foram iniciadas as primeiras providências junto à Indústria Nuclear do Brasil (INB), que detém o monopólio da exploração de urânio, enquanto se aguardava alteração na legislação que viabilizasse o empreendimento.

À época, uma grande empresa multinacional comercializadora de fertilizantes tentava entrar no páreo para garantir sua reserva de mercado, sendo recusada por nós.

Posteriormente, a Tortuga optou por instalar uma unidade fabril em São Gonçalo do Amarante, para produzir adubos a partir de fosfato importado, a qual já se encontra em funcionamento.

A licença prévia para exploração do fosfato foi concedida durante meu Governo. No que toca ao urânio, ao qual se encontra associado, só o Ibama poderá autorizar.

O deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), ao se referir ao assunto, em recente matéria no jornal Diário do Nordeste, exaltava o atual Governo e o ex-governador Virgílio Távora.

Esqueceu outras pessoas que trabalharam para iniciar a exploração daquela riqueza. Entre outros, César Cals, que foi governador e ministro de Minas e Energia.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edições de 22 e 23/07/09.

2 comentários:

Augusto disse...

Ariosto Holanda é claramente daqueles que têm amnésia oportunista.

Fernando Flexa disse...

Ariosto, o farsante da "academia"? Deve ter uns trinta anos que este cidadão não abre um livro!