quarta-feira, 6 de maio de 2009

Distorção

O pesadelo da crise econômica mundial é o desemprego. É a tragédia produzida pela ganância e a leniência conjugadas dos responsáveis pelas finanças mundiais.

No Brasil, os números preocupam e os pequenos sinais de reversão do problema, apontados com otimismo por autoridades da área do trabalho, requerem interpretação cautelosa.

Em março último foram criados, em todo o Brasil, 34.818 empregos formais. 98%, ou seja, 34231 gerados só no Estado de São Paulo. O que sobrou para o resto do País foi um número insignificante.

O resultado foi bom para São Paulo? Em termos. 64% dos novos postos criados estavam nos municípios de Araçatuba, com 11733 vagas, e São José do Rio Preto, com 10080.

Nas duas cidades, a presença de usinas de açucar e álcool é marcante. A melhoria é, portanto, aparente, pois concentrada em São Paulo, e lá em dois municípios, com atividade agroindustrial preponderante, o que explica o acréscimo em decorrência da sazonalidade.

O estudo foi feito pelo Observatório do Emprego, levantamento mensal realizado pela Secretaria do Trabalho e Emprego de São Paulo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 05/05/09.

Nenhum comentário: