quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bibliotecas

Lançada em Paris há alguns dias a Biblioteca Digital Mundial, surgida do esforço da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, para promover de forma gratuita, e em sete idiomas (portugues incluso), conteúdos culturais de vários países.

O Brasil é um dos países fundadores do projeto, o único de língua portuguesa a dele participar. A Biblioteca Nacional enviou 4.000 ítens para integrarem a nova Biblioteca, sendo que 157 já estão acessíveis.

Antes da iniciativa da Unesco, a Biblioteca Nacional já havia organizado a Biblioteca Nacional Digital, com um grande acervo sobre nosso País.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 28/04/09.

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Avanço e retrocesso é a internet ainda agora. Concede liberdade quase total. Cada um pode ler as próprias palavras, opiniões divulgadas imediatamente.

Blogs e endereços há notáveis, capazes às vezes, porém, de tolices inomináveis.

Surpreendentemente intelectuais parecem ter gostado muito deste novo instrumento. A televisão, e até jornais escritos, por exemplo, jamais lhes tiveram a simpatia.

Jovens muito mais. Mas é um desacerto para estes. Querem navegar e navegar, mal estudam, mal se interessam por cultura ou conhecimento. Qualquer dúvida recorrem ao Google, fazendo pesquisas com ortografia truncada.

Como seja, é uma ferramenta maravilhosa, pode-se aperfeiçoar cada vez mais. Bem usada, leva à contemporaneidade do mundo, conduz ao futuro.

valdeni disse...

Ola, senhor Lucio Alcantara! Que bom que o senhor criou um blog para comunicar-se com as pessoas e nao entrou na lista dos revoltados que perdem uma eleiçao e vai-se embora. Gostaria de dizer que votava no snehor, embora nao fosse com sua politica. Mas entendia muito bem sua amizade e aproximaçao com O presidente Lula.Olha um professor da rede publica municipal de Pentecoste, onde o senhor muitas vezes veio visitar. Mas acompanho o desfecho de muita coisa que acontece no nosso país. Me entristece muito a postura de politicos como a de Tasso Jereissate, que era do partido de vossa senhoria. Pporem, acho que o senhor reconheceu a hipocrisia de seu partido e o deixou. Mas, para finalizar, fico feliz pelo senhor continuar debatendo assuntos de interesses da sociedade. Teria muito que partilahr aqui mas deixa pra outra oportunidade. Valeu senhor Lucio...