quinta-feira, 2 de abril de 2009

Visto, Lido, Ouvido II

1- 2 Faces - Antonio de Oliveira Salazar. Editora Quidnovi.
1º número de uma série, sobre personalidades contemporâneas portuguesas, com o formato de fotobiografias. Textos breves e fotos que falam mais que as palavras. Projeto editorial e qualidade gráfica excelente.

O ditador português que abre a série, continua muito estudado, objeto de amor e ódio, cuja vida paira como um fantasma sobre o país ao qual ficou definitivamente ligado.

2- O Coração Desvelado. A experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud. Peter Gay. Editora Companhia das Letras.
Um apanhado sobre a pintura, música e literatura no período mencionado no subtítulo. Estudo minucioso recheado de anotações e citações exaustivamente indexadas. Quanto à literatura, há um estudo precioso sobre biografias, autobiografias, memórias e o interesse que despertavam no público leitor.

Bem assim a propósito do impacto das obras românticas sobre o comportamento dos leitores. O caso clássico é o do Werther, de Goethe, e os sucídios que o aparecimento do livro teria desencadeado.

3- A Casa da Palma. Carlos Nascimento Silva. Editora Relume Dumará.
Ganhei este livro de presente há anos. Creio que do meu amigo Paulo Elpídio, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que o recomendou com entusiasmo.

Paciente e mudo, suportou a longa espera, até que pudesse encontrar-me com suas páginas no inverno português de Lisboa.

É a saga de gerações de uma família que implanta uma fazenda na Ibiapaba, cenário onde decorre a maior parte da trama, além de episódios transcorridos em Angola, Lisboa, São Paulo e Recife. A cronologia abrange a Colônia e o Império.

Valeu a pena a espera, embora a obra, a meu ver, se ressinta de um ritmo lento, com uma certa falta de climax. Termina como a chama de uma vela, que se extingue lentamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como está escrito em Dicas de blogueiro acho que ao citar Quidnovi, Relume Dumará e Companhia das Letras deveria ter logo um link para que pudéssemos acessar os sites das Editoras, aumentando o serviço de utilidade do seu blog.
http://www.quidnovi.pt
http://www.relumedumara.com.br
http://www.companhiadasletras.com.br/

Paulo Marcelo Farias Moreira