sábado, 4 de abril de 2009

Belgas


A Bélgica, como país, estado nacional, é uma criação recente. Data de 1830. Duas comunidades, valões e flamengos, convivem em precário equilíbrio, que se reflete em permanente instabilidade política. Na última década, o país teve dez primeiros-ministros.

O rei, atualmente Alberto II, é a figura unificadora de um país que vive à beira da implosão. Imprensado entre a França e a Holanda, dominantes culturais, a Bélgica é chamada por alguns de país que não existe.

A falta de uma identidade forte dificulta o reconhecimento de expressões de sua cultura e de reconhecimento de vultos de destaque mundial em diferentes campos de atuação. Confundem-nos, sobretudo, com os franceses, que fazem humor com a "ingenuidade" deles.

Olhada com atenção, vê-se que a Bélgica tem muito a oferecer. Excelentes chocolates, enorme variedade de cervejas, gaufres e as batatas fritas. Tidas como criação francesa, são de fato belgas. E mais:

1- Jacques Brel
Cantor que se imortalizou graças às suas letras profundas, apresentadas com sentimento. De origem humilde, disse, certa feita, que talento é ter vontade de fazer uma coisa. Suas canções mais conhecidas datam do fim dos anos 50, início dos anos 60, de que Le plat pays, Ne me quitte pas e Amsterdam, são alguns exemplos.

2- Leopoldo II
Filho mais velho de Leopoldo I, adquiriu para si uma colônia particular na África, o Congo. Mal visto pela forma como tratava a população autóctone, doou um ano antes de morrer a colônia à Bélgica.

3- Georges Simenon
Belga de nascimento, francês por adoção. Escritor prolífico, autor de 192 romances, 158 novelas e inúmeros artigos publicados com o seu nome e mais de 27 pseudônimos. Sua obra foi traduzida em 55 línguas e publicadas em 44 países. Sua personagem mais famosa é o Inspetor Maigret, o homem do cachimbo que não perde ocasião para beber um copo de cidra. Simenon ficou também conhecido por seu insaciável apetite sexual.

4- René Magritte
Escultor, pintor, desenhador, fotógrafo, foi o homem de todas as artes. O mais famoso representante do surrealismo na Bélgica, destacou-se por uma obra na qual a imagem surge separada da palavra que a designa.

Basta pensar no célebre quadro no qual por baixo da representação de um cachimbo surge a frase Ceci n'est pas une pipe ( Isto não é um cachimbo). O próprio Magritte explicou: Conseguiam por tabaco no meu cahimbo? Não, porque é apenas uma representação. Logo, se tivesse escrito isto é um cachimbo, estaria a mentir.

4-Eddy Merckx
Ciclista, tido pela revista Velo como o mais completo de todos os tempos e pela americana VeloNews o mais bem sucedido. Ganhou 525 corridas em 14 anos de atividade.

Nenhum comentário: