sábado, 4 de abril de 2009

O livro de Galileu

Falando com físicos, às vésperas de um evento da Academia Pontifícia de Ciências, o Papa Bento XVI disse que a ciência é a busca pelo conhecimento da criação de Deus.

Não há oposição entre o entendimento pela fé e a prova da ciência empírica. Galileu viu a natureza como um livro cujo autor é Deus, afirmou o pontífice.

No século XVII Galileu foi acusado, pela Igreja Católica, de heresia, por ter insistido que a terra girava em torno do sol. A reconsideração só viria em 1992.

Entre os convidados para o evento que decorreu em torno do tema Compreensões Científicas para Evolução do Universo e da Vida, estava o cientista inglês Stephen Hawking, que se considera não religioso no senso comum.

O autor de Uma Breve História do Tempo acredita que o universo é governado por leis da ciência, que podem ser decretadas por Deus, mas Deus não intervém para quebrar essas leis.

A comemoração dos duzentos anos do nascimento de Charles Darwin contribui para animar a discussão sobre a teoria da evolução e seu autor, iluminando o debate sobre ciência e fé.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 01/11/08.

Nenhum comentário: