sábado, 4 de abril de 2009

Pobreza

Fecop tem arrecadação recorde e menor execução da história

Contraste - O Fecop comemora a marca de R$ 203,9 milhões arrecadados em 2008, a maior desde que o Fundo foi lançado. Mas a eficiência demonstrada na captação do dinheiro não significa maior execução financeira, que ficou no menor percentual da história, apesar do aumento dos valores brutos

O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) foi criado durante meu governo, com o objetivo de arrecadar recursos para aplicar em projetos de combate à pobreza. Afinal, o Ceará ainda é um Estado com enorme contingente de pobres.

Empresários se posicionaram contra a proposta, que também recebeu críticas quando de sua tramitação na Assembleia Legislativa, partidas de deputados que hoje apóiam ou integram o governo Estadual, e então militavam na oposição, ostensiva e enrustida.

Os que votaram contra poderiam aproveitar o poder que detém para propor sua extinção. O que ironizou a destinação, deveria, com o poder que reúne, colocar em prática a ideia que teve de taxar a Coca-Cola para aumentar a receita do Fundo.

Para garantir que os recursos beneficiassem diretamente os destinatários, fiz inserir na lei dispositivo que vedasse sua utilização para pagar pessoal. O novo governo cuidou logo de mudá-la, suprimindo a proibição e remunerando professores.

Avareza, incompetência, descaso pelos pobres explicam o desembolso medíocre.

Saiba mais no jornal O Povo, edição de 04/03/09.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lucio

Quem foi essa figura ridícula, na época Deputado de oposição ao seu Governo que teve a idéia primária de sobretaxar a Coca-Cola para aumentar o FECOP?

Anônimo disse...

Faço uma aposta: será que não foi o Dinelson Martins?