segunda-feira, 9 de março de 2009

Saudade III

Depois desta despretensiosa incursão filológica, saudade é, ou não, uma palavra só nossa?

Se o sentimento que ela exprime é universal e não uma exclusividade étnica, o mais provável é que outras línguas tenham palavras, isoladas ou associadas, capazes de expressarem-no.

O que talvez não possuam, é a mesma concisão significativa que saudade encerra. Ou seja, uma única palavra que expresse um sentimento tão vasto e polimorfo como o vocábulo português.

Nas palavras de Milan Kundera, aqui reproduzidas, está dito que o uso corrente reduz essa rica noção fundamental a apenas sua dimensão espacial. A falta que alguém sente de uma casa, de um lugar, de um país. Então, só saudade teria uma dimensão pessoal, a recordação de alguém. Neste caso, saudade seria só nossa, ainda que parcialmente.

Maria Daniela, minha filha, pesquisando o significado de yearn escreveu: dei uma olhada em dicionários de inglês e encontrei um "fundo" de tristeza, sofrimento, ternura e compaixão em algumas definições... não sei, pode ser que seja a palavra que realmente mais se aproxima de "saudade."

Um comentário:

accosta disse...

Dr. Lúcio, caro amigo:

Long time no see!

Lembro que certa vez fiz ao meu pai,Darcy Costa, essa pergunta sobre o significado de yearn e sua possivel relação com a palavra saudade. Ele, meu melhor "dicionário" de inglês até 1986 quando se foi, resumiu: yearn tem relação direta com outras expressões em Português: anseio; sentir um grande desejo; sentir ternura ou piedade.
Mas ainda não é exatamente saudade.
Ter saudade pode ser longing for; missing, mas acho que nossa expressão para a ausencia que aperta o coração talvez encontre um equivalente mais completo em Alemão, a lingua que define muitas palavras pelo conjunto de referencias espirituais, filosóficas e de sentimentos do universo humano.
Mas aí é tarefa para a sapiencia de nosso amigo Dr. Pedro Henrique de Saraiva Leão.
Receba o abraço e os cumprimentos do amigo de sempre

Augusto Cesar Costa
costaacf@gmail.com
http://accosta.wordpress.com