segunda-feira, 30 de março de 2009

Aquário

O polêmico projeto do aquário, que o governo do Estado do Ceará pretende implantar em Fortaleza, ainda não saiu do papel, e já fez duas vítimas: a elegância e o vernáculo.

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ao defender o projeto, o fez no estilo de sempre, que não está a altura do seu talento. Confunde incisividade com incivilidade, contundência com grosseria, convicção com intolerância. Dá azo que lhe retruquem no mesmo tom, tal o fizeram vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em defesa da prefeita Luiziane Lins.

Os contendores lançam mais farpas uns nos outros que luz na discussão. Na verdade, o que o deputado pretende é interditar o debate, impedí-lo. O clã ora no poder, tem aversão ao contraditório. Não admite a controvérsia. Por isso, urge estancá-la no seu início.

É um comportamento que lembra os iluministas, detentores únicos do saber e da verdade. Ou os déspotas esclarecidos, outorgados condutores autocratas da sociedade. Em um caso, como no outro, o modelo está deslocado nos personagens e no tempo.

Tenho visto nos jornais e blogs a palavra aquário grafada com um c (acquário), que antecede ao q. Não encontrei a versão em dicionários que consultei. Só se for o c de confusão que o porta-voz do governo, escalado para explicar a ideia aos deputados, instalou no debate ao mencionar a origem dos recursos para construção da obra.

Admito que um oceanário seja fator de atração turística e estimule o interesse das pessoas pela vida marítima, que é tão cara à cultura cearense. A questão que se coloca é sobre a prioridade e oportunidade do empreendimento, face ao custo e às demandas sociais do nosso povo.

Não bastasse a crise econômica que nos atinge, e que recomenda sobriedade e seletividade nos gastos governamentais.

Basta ver o funcionamento precário dos grandes hospitais estaduais. Ou o elevado déficit habitacional, refletido no constante crescimento das favelas. Quando o deputado Heitor Férrer (PDT-CE) batizou o aquário, com ironia cirúrgica, de casa de peixes, dramatizou a falta de moradia que aflige milhares de famílias.

O fato dos cofres do Estado estarem abarrotados de dinheiro, como proclamam todos os dias autoridades do governo, não justifica o desatino do líder, deputado Nelson Martins (PT-CE), que admite gastá-lo sem se preocupar com a destinação.

O uso de verbas oriundas de compensações ambientais, devidas por empresas em decorrência da instalação de equipamentos que afetem o meio ambiente, para financiar o aquário, é incompatível com a finalidade do recurso.

A aplicação do recurso no aquário descumpriria requisito legal que restringe sua utilização em ações de defesa do ambiente, o que não é o caso. Além do mais, a destinação da verba deve ter aprovação prévia do Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Por último, transferir recursos dos municipios onde se deu o dano a ser reparado para investimento ornamental em Fortaleza, é uma injustiça que não resiste a simples exposição da manobra. O abandono dessa solução financeira pelo Estado evidencia a inconsistência e a fragilidade do projeto.

Quando governador, a ideia de fazer um aquário na cidade me foi apresentada. Abandonei-a por não considerá-la prioritária, nem ter me convencido de que o retorno econômico e o social justificassem o gasto.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edições de 20, 24, 25 e 26/03/09. E em O Povo, edição de 26/03/09.

14 comentários:

Cesar disse...

Parabéns pelo comentário, o blog voltou com a corda toda.

Célio Ferreira Facó disse...

Você já viu como o pessoal do Governo do Estado resolveu ESCREVER o nome deste projetinho?

Um “ABRIGO DE PEIXES”, como diz Heitor Férrer, é o mais recente e atabalhoada iniciativazinha do governinho do Estado do Ceará.

Este Governo, como se sabe, elegeu-se para elaborar “abrigos” de gente e conduzir ao desenvolvimento.

Sem lograr isto fazer, consome-se assim.

Assisti pela TV da Assembléia a breve fala de Heitor Férrer contra este delírio do Executivo Estadual.

Depois dele, quis falar Roberto Cláudio. Baixinho, gordinho, quis ocupar a tribuna sem nada ter que replicar; repetiu apenas que o tal aquariozinho deveria ser bom para o Ceará, pois geraria empregos de taxistas e de atendentes, p. ex.

Parece deve-se incluir este deputado na turma de Nélson Martins, para quem será este aquário algo bom para os cearenses, pois há outro em Vancouver.

Vancouver, deputados!

Assim não parecemos gente séria!

Anônimo disse...

Isso é o que se chama jogar uma pá de cal num projeto mirabolante, megalomaníaco, milagreiro e melindrosooooooooooooooooooooo...

Fernando Flexa disse...

Dá-lhes peia, Lúcio Alcântara!!
Chibata neles!

Fernando Flexa disse...

E quem vai cantar na inauguração da Casa do Peixe, é o Fagner, que já deve estar preparando um novo arranjo para a sua música: "queria ser um peixe, para em seu límpido aquário mergulhar, fazer borbulhas de amor(...). Um peixe!"

Anônimo disse...

Dr. lúcio,
Mais uma vez você faz uma análise sóbria,consistente e coerente sobre mais um projeto megalomaníaco desse "governinho"(créditos para o Célio F. Facó)medíocre,que não se importa com as necessidades mais urgentes do nosso povo e passa por cima de tudo e de todos para impor suas vontades! Quanta ao deputado Nelson "Traíra" Martins,virou um simples vassalo,um mero lambe botas dos Ferreira Gomes.E a nossa Assembléia Legislativa vive de joelhos para o governo estadual.

Anônimo disse...

Esse governim só fala águaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

Anônimo disse...

O MUSEU DO JANGADEIRO ( ANTIGO FAROL ) ESTÁ ABANDONADO; OS HOSPITAIS TAMBÉM... NAS ESCOLAS
TETOS DESABAM: ROUBAM PONTE INTEIRA ( NO ANTONIO BEZERRA );
AS ESTRADAS CHEIAS DE BURACOS; AS
UNIVERSIDADES SUCATEADAS; SALÁRIOS DE PROFESSORES ATRAZADOS; NÃO PAGA O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES;
ENTREGA PARA A PREFEITURA 87 CRECHES COMUNITÁRIA QUE ERAM MANTIDAS PELO ESTADO, ATRAVÉS DE CONVÊNIOS... A VIOLÊNCIA CRESCE
A CADA DIA; A DENGUE AUMENTA TODO
DIA; O DESEMPREGO AUMENTA; UZINA
MOVIDA A CARVÃO MINERAL PODERÁ POLUIR A REGIÃO DO PECEM, ETC...
ETC... ETC... E ESTE GOVERNO DE
MENTIRAS ( MEGALOMANÍACO ) DIZ
QUE TEM MUITO DINHEIRO... ENTÃO
QUE SEJA UTILIZADO PARA O BEM DO POVO POBRE. O POVO QUER ESCOLAS,
CASAS PARA MORAR, HOSPITAIS, REMÉDIOS... AQUÁRIO SÓ SE FOR PARA PESCAR PIABAS E CARÁS
PARA MATAR A FOME DO POVÃO !!!!!
CID, ACORDA... CAI NA REAL...
OLHA PARA O NOSSO POVO E VEJA
QUE EXISTEM PRIORIDADES, A FOME É URGENTE, A DOENÇA NÃO ESPERA...

Anônimo disse...

Com sobriedade, elegância e muito bom senso o Dr. Lúcio apresenta argumentos irrefutáveis e definitivos contra essa obra que o Governo do Estado quer fazer, antes de tudo inoportuna, além de absolutamente desnecessária.

O Dr. Ciro Ferreira Gomes passou tanto tempo calado! Poderia ter continuado ...

Ridícula a subserviência do Líder do Governo. Desculpe o lugar comum, mas "quem nunca comeu mel, quando come se lambuza"

Anônimo disse...

Nossos estádios não têm gramados. Basta um pouco mais de água para que sejam transformados em aquários a custo bem menor.
Aquário em Itapipoca.
Aquário Castelão.
Aquário Presidente Vargas.
Simples.

O.S. disse...

Parabéns Dr. Lúcio!

Realmente esse Governo está provando a que veio, eles pensam que Administrar o Estado como o nosso Ceará é a mesma coisa de administrar uma cidadezinha qualquer.

Deveria insvestir na EDUCAÇÃO e combater essa pedra maldita (CRAK), que está ai EXTERMINANDO milhares de adolescentes e deixando uma LEGIÃO DE MÃES EM LUTO, pela morte precoce de seus filhos queridos.

Oberdan

Anônimo disse...

O pior de tudo, meus caros conterrâneos, é que os devaneios dos (que se dizem) govenantes de plantão não começam nem param por aí! Permito-me lembrar-lhes que, por trás de tudo isso, tem um modelo mesquinho e irresponsável de governar - que infelizmente foi inconscientemente incentivado pelos sobraleses por pleitos a fio - até fazer desaguar essa sujeira no Palácio Iracema. A receita é essa: juntar o dinheiro do povo (sob o disfarce de "economizar") à custa da absoluta precariedade (ou inexistência) dos serviços públicos aos quais esse deveria ser destinado, para depois de dois anos começar a gastá-lo irresponsavelmente, com obras de fachada e em projetos mirabolantes, com forma de apagar a conhecida "pequena memória do povo", que após ver os tais "investimentos" dos recursos públicos (ou seriam divertimentos com o dinheiro público?) esquece completamente o sofrimento da população nos hospitais, creches, escolas etc, abrindo caminho para mais uma eleição realizada sob as luzes dos holofotes cor-de-rosa (???) que incandeiam os desatentos eleitores. Mas além disso tudo há uma pergunta que não quer calar: será que coisas como o tal aquário são propostas apenas pelo aspecto "pirotécnico" do "investimento" ou será que por trás desse tipo de gasto não está mais um monte de verdades impublicáveis para quem está de olho nas eleições 2010 - como por exemplo o reforço de caixas de campanha? Lamentamos nisso tudo, ainda, que a Assembléia esteja se confundindo com a "calangolândia" - e que deputados eleitos com o voto popular passam a ocupar secretarias importantíssimas para servir a esse tipo de propósito (independente dos sobrenomes outrora honrados que levam consigo)! É cearenses, parece que em 20010 temos mesmo que dar uma vassourada daquelas nos quadros legislativos e executivo do estado, senão...

Anônimo disse...

FORA CAMBADA DO CAMBEBA DISFARÇADOS DE SOCIALISTAS !!!!!!!
ABAIXO O AQUÁRIO E OS TUBARÕES DA MUTRETAGEM !!!!!
QUEREMOS TRANSPARÊNCIA !!!!!!!

aragonez disse...

Dr.Lúcio,estive presente quando da inauguração feita por V.Excia da Delegacia de Apoio ao Turista.Mas veja só,por trás das referida Delçegacia funciona um próstibúlo sem adequação acústica que simplesmente atravessa a madrugada importunando e sem ser importunado pela Prefeitura.Ora,o som fora dos decibéis normais é uma infração a constituição.Pergunto:Como uma Prefeitura que não tem capacidade jurídica e moral de fazer cumprir a lei uma boate,pode falar em requalificacção da Praia de Iracema.O aquário,foi dito pelo Sr.Bismarck que as obras seriamn iniciadas em Agôsto e estaria a obra pronta em 2010.Eu adigo entretanto que ela começara apenas no ano que vem e estará pronta...Bem aí só Deus sabe