quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A frase do dia

Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber quer errar.

Padre Antonio Vieira (1608 - 1697)

11 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Nunca se fez o elogio conclusivo do livro. Eles regulam nossa existência e mesmo a dos apenas alfabetizados, analfabetos.

Que é a Constituição, o Código Civil, o Código de Posturas, a Bíblia, esta grande biblioteca, o Código Comercial, o Código das Águas, as éticas profissionais senão livros definidores, reguladores de toda a vida e ação?

Alguém, até um presidente, poderá não lê-los, mas não terá o direito de ignorá-los. Timeo Hominem unius libris, dizia Tomás de Aquino, para encarecer a necessidade não só de ler, mas de ler bem, completamente um livro, até aprender quanto fosse possível.

Inolvidável entre nós, país periférico, muito longe do verdadeiro desenvolvimento, o esforço de Monteiro Lobato por produzir e difundir livros e livros em profusão. Era preciso esclarecer os Jeca-Tatus urgentemente.

Hoje esta tarefa ainda está por fazer. Lobato era mais moderno que agora a maioria dos governantes deste lugar.

Por enquanto, permanecem caros os livros, caríssima a educação.

Sávio Bezerra disse...

Portanto vamos ler gente.

Anônimo disse...

DR. LÚCIO, TENHO PELO O SENHOR MUITO RESPEITO E ADMIRAÇÃO. TANTO É VERDADE, QUE VOTO EM VOSSA EXCELÊNCIA HÁ VÁRIOS ANOS. PORÉM, GOSTARIA DE SUGERIR QUE AS POSTAGENS DO SENHOR FOSSE SOBRE O CEARÁ, DO QUAL GOVERNOU COM COMPETÊNCIA. VOU SER SINCERO, ABRO O BLOG TODOS OS DIAS PARA LÊ SOBRE O CEARÁ, SUAS CRÍTICAS E IDÉIAS. INFELIZMENTE, SÓ VEJO ARTIGOS SOBRE POESIAS, LITERATURA, RESUMINDO, BESTEROL PURO QUE NINGÚEM LER. O BLOG JÁ FOI MAIS VISITADO. ESQUEÇA ESTES ARTIGOS INTELECTUALIZADOS BESTAS, E ESCREVA SOBRE O CEARÁ. SOBRE AS CIDADES DO SERTÃO, ETC.

Anônimo disse...

Tem muitos que lêem, sabem e continuam errando.

Basta dar uma volta pelas perifierias de Fortaleza para nos depararmos com a violência, o alto consumo de droga, principalmente a PEDRA DE CRACK, que lá no meu Pirambu, os usuários a chamam de ESBELIM, fume e emagreça, (em alusão aquele remedio para emagrecer) e as autoridades nada fazem para evitar essa catástrofe anunciada, que já está e vai continuar matando nossas crianças e adolescentes.

Oberdan Sousa

Anônimo disse...

Essa pessoa que fez esse comentário infeliz, sobre o que o Senhor escreve ou deixa de escrever em seu BLOG, deveria identificar-se e não esconder-se no anonimato, já que entitula-se eleitor seu eleitor. É um babaca.

Oberdan Sousa

Anônimo disse...

O homem ta viajando,quando ele voltar com certeza ele passa a segunda macha.Espero que seja breve!

Anônimo disse...

EI GAGAU VELHO TU TA MANDANDO ANUNCIAR QUE VAI SER CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PENSANDO quE SERA O TRANSATLANTICO PARA CARREAR VOTOS PARA TEU PARTIDO. TA ENGANADO. O CID GOMES JA DISSE quE Vai fazER TU RODaR PiOR quE ROdou o juRaci. E UMA DECISAO POLITICAS SEU BABACA FALSO

Anônimo disse...

Ao comentador anônimo, talvez não saiba que estou ausente do Ceará há dois meses. Por essa razão tewnho falado pouco sobre meu estado. Quanto à qualidade do material respeito seu ponto de vista mas outros não pensam como você. Paciência.De qualquer modo agradeço sua visita e comentário.

Lúcio Alcântara

Anônimo disse...

apenas sugeri que dr. Lúcio escreva mais sobre o Ceará, que tanto o conhece. Nada mais que isto. Serei crucificado por isto ? Paciência pessoal. Se eu tivesse falado mal do dr. Lúcio tudo bem, vcs teriam motivos até para me açoitarem. Volto a repeti a sugestão: escreva sobre o Ceará. Como gosta de cultura, deixo uma dica: patrimônio histórico, seus prédios, suas lendas, suas igrejas e casarões.

Carlos Alberto da Silva - aldeota.

Anônimo disse...

Dr. LUCIO ALCANTARA VOCE É UM POLITICO DEZ PRAS DUAS. É AQUELE HOMEM PUBLICO QUE FICA NO FAZ QUE VAI E NAO VAI. SEU TEMPO PASSOU. VOCE É UM LABENDOR DE BOTAS DE GENERAL. LAMBEU A DO TASSO ATE ENGUANTO LEVOU UM PE NA BUNDA. AGORA VIVE A ESCREVER ALEIVOSIAS COM O INTUITO DE PERMANECER NA LEMBRACA NEM QUE SEJA DE APENAS MEIA DUZIA. O CEARA AGORA É CID E OS FERREIRAS GOMES TE DETESTAM. ASSIM COMO O PT. E NOS VAMOS MANDAR 50 ANOS

Anônimo disse...

Eita que a natureza dos posts ja da uma mostra da qualidade dos seus adversarios, dr. Lucio. Uma coisa eh certa: como eles tem medo da sua volta! Ou nao se dariam ao trabalho de acompanhar o seu blog e escrever essas malcriacoes bobas.

De resto, vamos ver se o governo cid engata uma marcha, qualquer uma, pra ver se esse pessoal puxa-saco se ocupa divulgando os atos do governo e nao acompanhando o seu blog...