sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Centenário

A família do dr. Rocha Furtado celebra seu centenário de nascimento, tendo me convidado para a reunião comemorativa. Fora do Brasil, não tenho como comparecer à festa, o que muito me agradaria.

José da Rocha Furtado é daqueles que passou pela vida deixando um rastro de realizações que devem orgulhar seus descendentes. Formado em medicina, no Rio de Janeiro, regressou ao seu Piauí natal, tendo contribuido muito para melhorar o padrão da medicina exercida em Teresina, particularmente na cirurgia. O sucesso profissional e suas qualidades humanas levaram-no à política.

Governou o Piauí em um período assaz conturbado, quando imprimiu à administração a marca do seu caráter e de suas convicções, o que lhe valeu tenaz oposição e uma definitiva desilusão com a política.

Certa feita, comentou comigo o quanto o maltrataram à época a deslealdade e a injustiça de que foi vítima. Disse-me que fora emblemático daquele período, a traição sofrida de um líder (prefeito?) do município de Beneditinos, cuja foto manteve em sua mesa de trabalho durante algum tempo, como símbolo de tudo que sofrera.

Concluído o governo naquele estado, veio refazer sua vida profissional no Ceará, que o acolheu fraternamente. Destacou-se como profissional zeloso e competente, a par de um comportamento irrepreensível, credenciais que lhe propiciaram proveitosa clínica no domínio da ginecologia.

Teve importante atuação comunitária exercida no Lions Clube e em organizações da igreja católica, voltadas para o proselitismo cristão com vistas à instituição familiar.

Nenhum comentário: