terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Petrobras

1. O Presidente Lula proibiu a Caixa Econômica Federal (CEF) de emprestar mais dinheiro à Petrobras. Pudera, afinal a empresa pegou no(a) caixa mais de 20% de todo o dinheiro liberado pelo Banco Central (BC) para reativar o crédito.

Muitas outras interessadas, em operação semelhante, terão sido barradas no baile.


2. O Golar Spirit, há muito fundeado na área do Porto de Pecém, no Ceará, continua sem poder descarregar o gás no Terminal recém inaugurado. Uma segunda tentativa de fazê-lo, foi novamente frustrada.

Em encontro casual com ex- Diretor da Petrobras, este me informou terem sido cometidos erros técnicos na obra, até agora não sanados.

A empresa até aqui silencia sobre o que ocorreu.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edições de 01 e 04/12/08.

10 comentários:

Sávio Bezerra disse...

Espero que todos os erros cometidos sejam corrigidos. E o Sr. tem razão quando denuncia.

Um povo que não tem quem lhe fale perde o hábito de ouvir.

Rui Barbosa

Anônimo disse...

Dr. Lucio vai lá no blog do elimar e veja um noticia sobre uma homena gem feita ao Governador Cid.O mesmo diz que ainda não fez nada pelo esporte porque no primeiro ano de governo deve que arrumar a casa. Que historia é eesa por acaso o Sr.deixou a casa por fazer.

Anônimo disse...

E a imprensa não divulga quase nada. Só mostra o presidente e o governador posando ao lado do navio.
E assim o povo vai se enganando, sofrendo...

Célio Ferreira Facó disse...

Editorial de O Povo, hoje, celebra o prêmio Prêmio Delmiro Gouveia. Deu-se este ontem a empresas destacadas em diversos setores.

Empreendedores vêem-se agora no torvelinho de outro Big Crash mundial. Nem todos primam pela responsabilidade social, a prudência dos investimentos e o tino arguto, capaz de fazê-los ver a justa oportunidade do desenvolvimento aliado ao crescimento econômico.

Escassez de crédito e multiplicadas falências, generalizados agora mundialmente, não são, senão, a viva demonstração de que há no meio, com freqüência, piratas, embusteiros e oportunistas, dispostos a toda a falta de escrúpulos. Os tais que pretendem o Estado mínimo, a assegurar-lhes apenas a segurança dos contratos, mas aos governos recorrem pressurosos ao primeiro sinal de prejuízos à vista. Esquecem-se então de toda a ideologia contrária à existência da regulação e controle pelos órgãos públicos.

José Sales disse...

A Pretrobrás paga USD$ 50.000(Cinquenta mil dólares) por dia de multa à companhia, por estar o Golar Spirit parado, sem operação. Como o "bicho" já está há quase 3 meses aguardando a atracação, provavelmente já se gastou USD$ 4,5 milhões nesta brincadeira.

José Sales disse...

Outra dado "interessante". A Usina de Biodiesel de Quixadá, da Petrobrás que custou a bagatela de USD$ 100 milhões, mesmo em operação há mais de dois meses. nunca usou um caroço de mamona ou semente de girassol da região. Consta que a mesma é operada a óleo de soja bruto que vem do Sul do Piauí, Tocantins e Mato Grosso.

o especialista disse...

Será que uma usina nuclear não acabaria com esse dilema, há mas todos dizem que e muito perigoso próximo dos centros urbanos. Uh!, Pena que ninguém sabe que toda a energia gerada para o Estado da Florida nos EUA e feita numa usina nuclear a menos de 2km da Disney landia... ahaha , que pena que poucos não tem uma visão tão ampla.

Anônimo disse...

...enquanto isso:

A bajulação do ano e a lição de Plutarco

Adivinhem quem receberá o prêmio de Engenheiro do Ano, concedido pelo Clube de Engenharia do Ceará? O agraciado será o governador Cid Gomes (ver imagem). Nada contra, trata-se de uma entidade privada que pode homenagear quem bem entender, composta de profissionais que formam uma classe, não há como esquecer disso, que trabalha sempre ali, pertinho do formidável mundo das licitações.

Fico imaginando o que fez Cid Gomes como engenheiro. Talvez possamos imaginá-lo com co-responsável por uma das grandes obras da engenharia do Ceará, afinal, ele inspecionou o Hospital da Mulher em Fortaleza, ação devidamente registrada na propaganda eleitoral da prefeita e então candidata à reeleição Luizianne Lins. O governdor conferiu de perto a terraplanagem, o trabalho dos cinco ou seis operários e alguns tijolos o terreno. Um show! A obra talvez fique pronta, não sei quando, mas isso é problema do mestre de obras.

Brincadeiras à parte, honrarias como essa apenas revelam a mentalidade provinciana de nossa elite, que procura estabelecer relação com o poder constituído na base do salamaleque e da excitação de vaidades. Imaginem entidades concedendo o prêmio de melhor oftalmologista do ano ao ex-prefeito Juraci Magalhães, ou de melhor fotógrafa para a própria Luizianne. Não faria sentido, pois essas pessoas, assim como Cid, se afastaram da profissão de origem para se dedicar à política.

A bajulação, já ensinava o grego Plutarco dois mil anos atrás, é uma forma de astúcia para ganhar a simpatia do governante e fazê-lo baixar a guarda da prudência, sempre com o intuito de influenciá-lo e obter vantagens vislumbradas muito antes de qualquer agrado.

Blog do Wanfil

Anônimo disse...

Ceará por cima

Com a posse do ministro Ubiratan Aguiar na presidência do TCU, três cearenses ocupam cargos majoritários na Esplanada: César Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, e o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, também são cearenses.

Anônimo disse...

Ao anônimo acima: você esqueceu de revelar a fonte: isso saiu na coluna do Cláudio Humberto:

"12/12/2008 | 00:00
Ceará por cima
Com a posse do ministro Ubiratan Aguiar na presidência do TCU, três cearenses ocupam cargos majoritários na Esplanada: César Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, e o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, também são cearenses"