terça-feira, 9 de setembro de 2008

Fiscalize

O blog do Deputado Leo Alcântara traz importante informação sobre medidas que a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional (CN) está adotando, para tornar mais transparente a elaboração do orçamento e o acompanhamento dos gastos federais.

Um mecanismo batizado Fiscalize vai permitir o acompanhamento, pelos cidadãos, das transferências de recursos federais para estados e municípios, desde a liberação do dinheiro até a realização da obra.

É a fiscalização cidadã que está sendo instituída para dificultar desvios de dinheiro público.

Detalhes estão no blog do Deputado.

5 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Outro importante instrumento do controle da administração pública pela sociedade podem ser os órgãos de imprensa. Destes esperamos que saibam fiscalizar, analisar. Mas vejam. 1/3 do precioso espaço de uma página de jornal dispendeu hoje Fábio Campos, em O Povo, para REPETIR (Para quê?) os resultados das últimas pesquisas eleitorais: Datafolha, Vox Populi, Ibope. Apressado, acredita que tudo pode resolver-se no primeiro turno. Finge acreditar que Luizianne e grupelho da reeleição, tendo achado melhores índices, deve ser por que lhe avaliam bem o desempenho do primeiro mandato – suspenso agora para que a Prefeita se tornasse candidata de si e aliados, não sem tempo e condições de mandar PINTAR de asfalto algumas ruas da Cidade. O repórter achou importante anotar que Moroni ou Patrícia não poderão ganhar mais intenções de votos se a outra não as perder. Gasta assim uma coluna toda, autodenominada de Política. Antes de terminar, ajunta outra obviedade: “Esse é o retrato de hoje. Amanhã... pode ser outro”.

Célio Ferreira Facó disse...

Outro obstáculo ao controle dos governos pela sociedade é o índice de analfabetismo do País. Este é o flagelo com que atrasadas elites e governos toscos dão-se sucessivamente, desde o Império e a fundação da República, o predomínio coletivo. Compõem a horda iletrada sobretudo nordestinos, negros e pobres. Pior nas áreas rurais. Reflexo das desigualdades sociais: para cada analfabeto branco, há mais de dois entre negros e pardos. Agora a descoberta das jazidas de petróleo do pré-sal faz que Lula anuncie a destinação destes recursos para a Educação em geral. Como se os miseráveis resultados escolares tivessem justificativa na ausência de uma mina de energia fóssil. Como se a culpa deste governo e a dos anteriores pudesse ser afastada com a retórica de improviso.

RastreadoreS de ImpurezaS disse...

Será uma ótima ferramenta!

Bela iniciativa!

Anônimo disse...

Dr. lucio,falta nos ensinar como acessar as informacoes.Fica a dica para o blog do dep. Leo

Anônimo disse...

No blog do Dep. Leo, há um link direto para ter acesso ao dito serviço. Leia com mais atenção e logo verá.
Fernando Fernandes