sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Choque de gestão - Ceará pioneiro

Li, na Folha de S. Paulo, artigo do governador Aécio Neves (link para assinantes) sobre choque de gestão em seu governo. Estranhei quando ele afirmou que o Banco Mundial elegeu Minas Gerais como o primeiro Estado do Brasil a receber um empréstimo sem a devida contrapartida financeira. A contrapartida oferecida pelo Estado, segundo ele, foi o modelo de gestão. Por uma questão histórica, e de justiça, mandei o seguinte e-mail ao Governador, que compartilho com meus leitores:

Caro amigo Aécio,

li com interesse o artigo que você escreveu na" Folha de S. Paulo" sobre as importantes medidas de gestão tomadas em seu governo. Elas crescem de importância se lembrarmos as condições em que você recebeu o Estado. Permita todavia que faça pequeno reparo ao seu texto, por se tratar de uma questão histórica. O primeiro Estado a contratar um empréstimo com o Banco Mundial, dispensada a contrapartida financeira, permutada por compromissos de gestão, foi o Ceará, na minha administração. Conhecida como operação swap, desenvolvida por técnicos do governo do estado junto com o pessoal do Bird, serviu de modelo para outros empréstimos que se seguiram. Parabéns pelo sucesso administrativo e político que você vem merecidamente alcançando.

Um abraço do Lúcio.

Transcrevo, a seguir, a resposta de Aécio Neves:

Caro amigo Lúcio,

Recebi e li com atenção seu e-mail e, se cometi esse equívoco, desculpe-me por ele. Reitero que a sua administração à frente do Governo Cearense serviu de inspiração para o projeto que iniciamos em Minas.

Tenha sempre a certeza de minha amizade e admiração.

Com o abraço do amigo,

Aécio Neves

5 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, o empréstimo com o Banco Mundial sem qualquer contrapartida financeira do Estado do Ceará foi uma marco positivo do seu Governo. O trabalho dos técnicos foi importante, mas pesou e valeu mesmo foi o conceito da sua administração.

Confesso que, a princípio, eu julgava que o empréstimo não seria concedido nas condições pleiteadas.

Sobrou uma "pontinha" de recursos para serem aplicados pelo atual Governo? Se tiver sobrado, agradeço porque o Mauro Filho ou seu chefe jamais o farão.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Notícias como essa servem de alento nestes tão conturbados tempos que vivemos no Estado.

Saber que um dia fomos pioneiros e até tivemos credibilidade internacional enche-nos de satisfação e faz-nos lembrar do grande Ataulfo Alves, que resumiu tudo numa simples frase: "Eu era feliz e não sabia".

Aliás, essa credibilidade está rendendo dividendos até hoje, pois o empréstimo que o Cid Gomes conseguiu agora junto ao Banco Mundial foi negociado em seu governo, portanto, com seu "aval".

Por isso, temos obrigação de fazer justiça: a coisa ainda não está pior graças à sua gestão. O que seria de nós se o atual governador Cid tivesse recebido o Estado nas condições em que o senhor recebeu, hein? O caos seria pouco pra definir como estaria a nossa situação.

Cris

Anônimo disse...

É UMA PENA QUE O POVO DO CEARÁ TROCOU UM ADMINISTRADOR SÉRIO E COMPETENTE POR UM QUE TEM DADO VÁRIAS DEMONSTRAÇÕES DE DESPREPARO ADMINISTRATIVO A PONTO DE FALAR QUE IRIA PUNIR POLICIAIS COM CORTE DE SALÁRIOS.VIVEMOS O PIOR MOMENTO DE INSEGURANÇA JAMAIS VISTO VIVIDO EM NOSSO ESTADO!A VIOLÊNCIA CHEGOU A PROPORÇÕES INCONTROLÁVEIS.ENQUANTO ISSO,O SR. MAURO FILHO ENCHE OS COFRES DO ESTADO,ECONOMIZANDO EM CIMA DA DESGRAÇA DO POVO CEARENCE.EITA!QUE GRANDE "SALTO"QUE O CEARÁ ESTÁ DANDO...

Anônimo disse...

Uma das melhores coisas que o senhor fez, Dr. Lúcio, após deixar o governo foi criar o blog. Sem ele, como o povo iria se informar desses deslizes que cometem muitos políticos, uns por "distração" outros por picaretagem mesmo !!!
Continue atento, muitas coisas que o governo anterior deixou encaminhada e que o atual não teve como interrromper está mudando de nome para, desonestamente, encobrir o verdadeiro autor da iniciativa.

Anônimo disse...

Por que será que a mídia gosta tanto do Aécio Neves?