segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Agravantes da insegurança pública

Ninguém ignora a complexidade do problema da segurança pública e a diversidade de fatores envolvidos na questão. Por isso mesmo, não há solução a curto prazo para o problema.

Na ânsia de vencer a eleição, alguns políticos valem-se da angústia da população para prometerem resolver a questão rapidamente. Foi o que ocorreu aqui. O candidato a governador do Ceará não prometeu apenas a ronda de quarteirão, mas disse que iria solucionar a questão da violência.

A situação, ao contrário, agravou-se. E por que? Vejamos algumas razões objetivas, de responsabilidade do Governo do Estado, que ajudam a compreender o que aconteceu:

  • Redução drástica no custeio da polícia. Como conseqüência, tivemos viaturas paradas por falta de manutenção, falta de pneus e peças de reposição, telefones sem funcionar, falta de combustível.

  • Redução e até suspensão de gratificações. Quando Governador, instituí, por lei, a gratificação por reforço de serviço operacional, que remunera o policial que o desejar, por horas trabalhadas em período de folga. Com isso, se combate o serviço prestado por policiais a particulares, o conhecido bico, aumentando-se, na prática, o efetivo notoriamente insuficiente. A gratificação foi inicialmente suspensa, depois concedida apenas uma ou duas vezes por mês. Já a gratificação por apreensão por arma de fogo, também iniciativa nossa, foi suspensa.

  • Descaso com o concurso. Deixei em andamento avançado dois concursos, para as polícias civil e militar, com objetivo de aumentar os efetivos das duas. A falta de empenho do Governo que chegou, na conclusão dos mesmos, ainda não permitiu a integração dos aprovados.

  • Hierarquia e comandos. A interinidade prolongada dos comandos e o provimento de cargos de chefia por critérios políticos geraram um ambiente de instabilidade nas corporações e desentendimento entre os dirigentes, comprometendo a hierarquia e a disciplina.

  • Promessas de grandes melhorias salariais. O reajuste ficou aquém da expectativa criada entre os policiais pelo próprio Governo.

  • Desmotivação dos policiais. Em decorrência dos fatos mencionados acima, instalou-se um clima de desânimo que compromete o desempenho profissional.

10 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

O BOICOTE de autoridades, alardeado agora como causa dos terríveis problemas de insegurança pública em Fortaleza e a inépcia demonstrada pela PM em ações que deveriam dar-se com acurada técnica e competência causam surpresa. Seria tudo apenas uma grande, milagrosa conspiração orquestrada contra certas personagens do setor? É, pois, fictício o caos no Serviluz e o poder Paralelo ao Estado que ali vai se instalando? Ficção o recrudescimento da violência em muitos trechos, ruas de Fortaleza? Desse teatro participam membros da própria Polícia Militar, que fingem despreparo, nervosismo nas abordagens, mas atiram com balas de verdade? Meros atores o estrangeiro e amigos feridos gravemente na abordagem da Raul Barbosa? Enganou-se Hélio Leitão, ao envolver a própria OAB com a preocupação de que ajam reiteradamente à margem da lei membros de uma corporação concebida para a garantia dos bens e dos direitos da cidadania, contra a delinqüência e o crime? Teremos já a versão estadual do ufanismo do Presidente Lula a repetir: “Nunca antes neste Estado”? De um jornalista espera-se a fidelidade ao fatos; não devem a eles adstringir-se também os ADMINISTRADORES PÚBLICOS, sob pena de responsabilização pessoal? Temo pela sorte desta cidade, estado.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio, você assistiu o filme Tropa de elite? Sei que ainda não estreou aqui em Fortaleza, mas tem muita cópia rolando por aí.
O que achou? No filme o bope é uma ilha de honestidade no meio de uma polícia pm corrupta até o talo, embora violento demais. o senhor acha que devia ter um bope aqui?

Anônimo disse...

Tirando o pelotão de elite da nossa policia, que são homens bem mais preparados, sinto dó quando passo em uma esquina e vejo um pobre policial gordo, com uma enorme barriga, a farda surrada, no meio do sol, pedindo à Deus que não apareça um ladrão para que ele não tenha que correr atrás.

O problema da segurança pública em nosso país é bem mais complexo. É preciso reformular as nossas leis, para que a policia não tenha que prender e a justiça em breve soltar.

Como o Dr. Lúcio salientou: “precisa ser trabalhado a longo prazo”. Mas vejam bem, TRABALHADO e não rabiscado em papéis e continuar empurrando com a barriga. É preciso parar de culpar o secretário ou o comandante, pois não existe um salvador.
Segurança Pública é um problema de todos.

Angélica Cavalcante.
anjoce@hotmail.com

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Deu no blog do Eliomar de hoje:

"A área da segurança pública no Ceará está se constituindo no maior problemão para o jovem governador Cid Gomes (PSB). Alem do Ronda do Quarteirão continuar sem passar a primeira marcha, ainda tivemos as operações desastrosas da Polícia Militar e, para completar o cenário do descalabro ou, digamos, da onda de desmoralização reinante no setor, presos fugiram do 34º DP furando buraco que dava para o pátio do quartel da PM. E o pior: ninguém viu.

Mas o próprio governador contribuiu para aumentar essa fervura. No O POVO desta terça-feira, ele admite cortar parte do salário de policial que for pego cometendo ilicitudes. Bom que não tivesse dito esse tipo de tiro no pé. Continuando as coisas dessa forma, o quadro fica difícil para o competente e sério Roberto Monteiro (SSPDS) e para o pobre cidadão, que só terá algo a fazer: rezar, orar, bradar mantras..."

É nisso que dá, cometer fraude em campanha eleitoral.

Por que está tão nervosinho? Não prometeu que resolveria a situação da segurança pública do estado em tempo recorde? Não enganou os bestas que votaram nele, fazendo-os acreditar que era como um passe de mágica?

Até o momento, o que fez foi contigenciar verba pra tudo que é prioritário, e agora vem com mais essa de cortar o já aviltado rendimento do PM. Eu, hein? Nunca vi algo parecido.

Agora, nenen, "güenta" a cobrança e a pressão. E aprenda, depois da eleição é assim mesmo: promessa de campanha vira dívida para com o eleitor. Que tem todo o direito e legitimidade de cobrar.

Essa ronda do quarteirão parece que está sendo providenciada pelas "Organizações Tabajara". Ninguém mais acredita. Aliás, como seria bom se os problemas de segurança pudessem ser sanado com um simples programa como esse...

Enfim, mais uma lição: o Ceará não é Sobral.
Em tempo: continuam guardando presos nas DPs? E Itaitinga?

Cris

Anônimo disse...

Sou Oficial da Polícia Militar do Ceará, e em breve pesquisa pela internet, vejo que hoje somos os oficiais que recebem os piores salários do Brasil. Não somos mercenários, somos devotados e desprestigiados por esse governo ditatorial e perdido, que ofertou o pior aumento salarial dos últimos vinte anos. Nossa responsabilidade é imensa, comandamos tropas e cuidamos da segurança de milhões de cearenses. Como a própria população cearense, fomos vítimas de um estelionato eleitoral, nos prometeram a instalação do subsídio com aumento real de salário e nada aconteceu. Estamos decepcionados, desmotivados e frustrados. De nada adiatarão sermos chofes de carrões de luxo e usarmos fardas de grife, policial é gente, policial é sentimento, é esperança, emoção. Senhor Cid fique com suas hiluxs, vista sua farda da moda, pois enquanto não formos reconhecidos e valorizados, nada mudará, engula sua arrogância e saiba que V.Exa cometeu um erro crasso,quando colocou nas mãos de nós abandonados policiais, o sucesso de seu governo. Não somos seus guardinhas municipais de Sobral, somos homens e mulheres concientizados, politizados e fortes, nem suas ameaças de cortes salariais, nos imporá medo. Infelizmente o povo cearense é que tá sofrendo com essa sua administração fraca e sem direção a seguir. Nós policiais estamos sem liderança, sem exemplos, desorientados e batalhando por uma sobrevivência digna para nossas famílias. Hoje sentimos saudades do tempo vivido no governo Lúcio Alcântara, bons aumentos salariais, horas-extras à vontade, gratificações por apreensão de armas de fogo, promoções para praças e oficiais, oficinas para manutenção de viaturas e motos, construção de prédios novos(USIs), fardamento distribuido a todo efetivo, outra realidade. Perdão Dr Lúcio, pelo erro que cometemos, também caimos no canto da sereia e agora pagamos pela falha cometida. A situação nos quartéis é preocupante, insuportável, com os comandos desmotivados a tropa fica solta e acaba cometendo erros como os que vemos todos os dias na imprensa.

Johnson disse...

EXEMPLO DE DESCASO COM A SEGURANÇA: POLICIAIS ATÉ AGORA NÃO RECEBERAM FARDAMENTO ENQUANTO ISTO ELE COMPRA CARROS DE LUXO.

Anônimo disse...

Estava lendo o Jornal O POVO,edição de 28 de outubro de 2007, onde o Reitor Paulo Elpídio,hoje se não me engano, vereador de Fortaleza, escreveu um artigo, que tinha algo acerca do PIANISTA DO TITANIC e roubando sua idéia, intitulo nosso falante gorvenador de O PIANISTA DO TITANIC, principalmente no quadro da SEGURANÇA PÚBLICA. O TITANIC da segurança pública afunda a largos passos, vaza água por todos os lados, os índices disparam, a população reclama, grita, falta praticamente tudo, efetivos nas ruas, viaturas - ele abandonou as viaturas compradas pelo governo anterior a própria sorte e ao mesmo tempo não consegue por na rua seu devaneio louco das hiluxs - armamentos, incetivo aos policias, a Políica Civil entrará em greve brevemente e a Polícia Militar não faz o mesmo, por imposição de suas fortes leis, a coisa vai toda ladeira a baixo e quem paga o preço é a sofrida, explorada e abandonada sociedade cearense. Enquanto isso O PIANISTA DO TITANIC -leia-se Cid Gomes - continua tocando seu maravilhoso piano, alheio a tudo e a todos, dono da razão e da verdade absoluta, acima de correções, conselhos, contestações, num caminho reto e direto pro abismo que todo ditator e tirano encontra no seu final de atuação. Nada acontece, nenhuma idéia nova floresce, heróis anônimos dentro das polícias aparecem nos jornais, muito mais defendendo suas gratificações e mordomias, do que realmente devotados à causa e ao povo. Um grave problema se apresenta. Brevemente teremos nas ruas de Fortaleza, duas polícias militares. Uma andará de hilux no ar condicionado ou em posantes motocicletas, bem vestidos, bem encoletados, bem armados, cheio de pendulicários eletrônicos de última geração, salvadores da pátria e talvez até mais bem pagos, já já algum secretário vira-casaca como esse Mauro Filho ou esse insuportável e grosso chefe da casa civil, proporá uma gratificação aos Rondas. Com apenas três meses de treinamento e até com fardas diferentes, nenhuma polícia séria do Mundo lançaria nos ombros de jovens com tão pouco treinamento e preparação tão falha e duvidosa, tamanho patrimônio público e tamanha responsabilidade e cobrança da sociedade, não sou profeta do caos, torço que dê certo, Deus nos proteja. A outra polícia militar, andará com viaturas caindo aos pedaços, sem pneus, sem munição, sem coletes, sem ar condicionado, pedindo favores em borracharias pra conseguir pneus usados, sem gratificações,com fardas velhas e maltrapilhos, ultrapassados, descartados. Parece aquela velha história de homem de meia idade que vence na vida e abandona a velha e fiel esposa dos tempos de pobreza e dificuldades e a troca por uma bela e folgosa jovem. Já imaginaram senhores pensadores da segurança pública do Ceará, já pensou senhor governador PIANISTA DO TITANIC, o que se passará na cabeça dos policiais excluídos e abandonados. è bom pensarem a respeito. A segurança pública não se faz de robôs, existe ainda amor próprio, brio, orgulho, esse negócio não tem como dar certo. Sinceramente só acredito na força da população, que tem que sair dessa posição de marasmo e comodismo, passando a exigir seus direitos de cidadão e de contribuinte. Ajam por nós, lutem por nós policiais que saberemos como recompesá-los e agradecê-los.

Anônimo disse...

O excesso de trabalho, a falta de credibilidade por parte do governo, os baixos salários e outros motivos são decisivos para a baixa estima da tropa hoje em dia. Quando falo tropa não quero dizer só os praças, mas os oficiais também. Estes permanecem calados porque ficam presos a conceitos que oficiais do alto escalão dão. Precionam todos a trabalharem não pela população, mas para continuar no cargo e não perder a gratificação. Se todos ganhassem bem, essas gartificações não seriam amarras para um trabalho leal e digno a população cearense. O sucateamento não é só da PM, os Bombeiros se encontram numa calamidade só...os quartéis caindo os pedaços, viaturas quebradas, abuso de poder no pagamento de diárias operacionais, alimentação de péssima qualidade...ufa.

Anônimo disse...

Bonjour

It is my first time here. I just wanted to say hi!

Anônimo disse...

I drink MiniChill after a at times at m‚tier
After I swelling into b reciprocate up down with turned be employed, I am so purport to ditch
Bloke, after I do as one is told to wasted from my familiar usage, I suffer from four sheets to the sunrise arrogance with this breath of air called MiniChill.

It's It's daunting
It allows me to relax.


[url=http://www.minichill.com]Stress Relief[/url]
[url=http://www.minichill.com/store]Natural Stress Relief[/url]