sábado, 6 de agosto de 2011

Queda

A Standard & Poor's rebaixou a classificação da dívida dos Estados Unidos de AAA para AA+.

Para aquela agência de classificação de rating o acordo obtido no congresso é insuficiente para reorganizar as contas americanas.

A redução de  US$ 2,1 trilhões em dez anos não basta. Seriam necessários US$ 4 trilhões para tranquilizar o mercado, essa entidade virtual que põe paises de joelho.

Com tanta incerteza nas finanças mundiais quem sabe volta o velho hábito de guardar dinheiro em baús e debaixo de colchões.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Gira o mundo e vemos agora o que era há pouco impensável: os EUA à beira da bancarrota.

Parece já, já o superam outras nações emergentes, como a China, alterando a ordem mundial.

Outro giro do mundo e terá de mudar é o próprio neoliberalismo econômico, levado a todo o planeta na onda da gobalização e francamente incapaz de resolver os grandes problemas da humanidade - sociais, geográficos, financeiros, políticos, culturais.

Aliás o neoliberalismo não vê nada além do monetário. Para este não há pessoas mas consumidores; não países, mas mercados e só considera os projetos pelo lucro.

É o tipo de ideologia que faz, por exemplo, um deputado da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ e a SECRETARIA DAS CIDADES do governo de Cid Gomes quererem ganhar a vida fácil em cima da arquipobreza de pessoas de Cascavel e Pindoretama, sonegando-lhes um vaso sanitário.

Depois a mesma Assembleia impede o pedido de CPI de Heitor Férrer, quer sentar em cima do caso, submissa ao PALÁCIO DE IRACEMA.

É casa de compadres o Legislativo do Ceará.

Mas o mau cheiro é inegável agora e está bem demonstrado em O POVO.