domingo, 31 de julho de 2011

Bingo!

A presidente Dilma Roussef tomou uma decisão que, se observada, repercutirá de forma altamente positiva na qualidade das obras públicas alem de diminuir significativamente a necessidade de aditivos nos contratos, mesmo os honestos.

É que novas obras só serão licitadas com os projetos executivos e não mais com base em projetos básicos. Isso é, com a nova regra o nível de detalhamento será muito maior.

A elaboração do projeto será, é claro, muito mais demorada.

Na pressa de fazer a obra, com objetivos eleitorais ou de consagração pública, lançam-se editais imprecisos que requerem ajustamentos de preços inevitáveis ou fabricados.

Com a tradição de descontinuidade, característica de nossos governos, o gestor toma a decisão temerária de começar logo a obra receioso de que seu sucessor não dê prosseguimento a sua iniciativa.

Acrescente-se a isso exigências posteriores feitas pelo ministério público ou órgãos ambientais, por exemplo, e se terão criadas as condições para aumento dos custos.

O natural é que a elaboração do projeto seja demorada e a execução da obra rápida. Exatamente o oposto do que ocorre no Brasil onde o fluxo irregular das verbas determina que se arrastem anos a fio.

Deixo de citar exemplos do que afirmo por serem notórios e abundantes.

Falo das dificuldades de administradores íntegros e maus costumes da gestão pública no Brasil sem ignorar o fator corrupção a demandar combate sem tréguas.

Saiba mais em O Globo, edição de 30/07/11

Nenhum comentário: