segunda-feira, 27 de junho de 2011

Obesos

As instituições religiosas medievais lutavam contra o apetite descontrolado de padres e freiras que tinham fama de glutões.

Fosse porque a gula é um dos sete pecados capitais, fosse porque a obesidade os tornava menos operacionais e mais predispostos a doenças.

A melhor solução para tornar o controle mais efetivo foi a adotada no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em Portugal, construido no século 12, hoje um museu.

No refeitório os monges comiam em silêncio e virados para a parede; já o abade, sentado de frente para eles, vigiava os subalternos.

Na mesma dependência uma porta estreita, de 2 metros de altura e 32 cm de largura serviria para controlar o peso dos monges que uma vez por mês deveriam atravessá-la, o que só era possível se o fizessem de lado.

Os que não o conseguissem seriam submetidos pelo abade a uma dieta de pão e água.

Saiba mais no artigo A Porta pega-gordo do Mosteiro de Alcobaça, de Dias Lopes publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente idéia.

Vou considerar a possibilidade de fazer uma porta dessa aqui em casa!

E ainda inventam piadas com os portugueses ...

Célio Ferreira Facó disse...

De um mecanismo de autocontrole parece anda a precisar também a Prefeitura de Fortaleza.

Fortaleza, todos sabem, é quase um feudo medieval.

A Prefeitura, a seu talante, manda queimar milhões de reais no fim do ano, à beira-mar ao som de uma cantoria só com banco e viola, mas cujo pagamento, depois publicado, há de espantar até o próprio cantor pelo diferença.

Mal funcionam as escolas públicas e a Guarda Municipal espanca professores no exercício do direito constitucional de greve. Serviços públicos mal andam.

Nada disso, porém, ressalta do artiguete "Fortaleza Tecnológica" assinado por Luizianne Lins, em O Povo, hoje, que faz ali agora a sua autopromoção.

No artiguete, escrito, ao que parece com as tintas da ironia e da irrealidade, conta a Prefeita por alto os computadores e laboratórios da Prefeitura municipal.

Acusada de irregularidade nas contas da Prefeitura e até no uso dos cartões corporativos, alardeia a Prefeita que está vigilante ao uso do melhor software para a mais eficaz fiscalização e controle dos gastos públicos.

Que a Prefeita assim proceda só prova que esta é de fato uma Fortaleza medieval.