quinta-feira, 30 de junho de 2011

Livros

Sobre minha mesa aguarda leitura o livro "Dez Livros que Estragaram o Mundo" e mais cinco que não ajudaram em nada, da autoria de Benjamin Wiker, Aletheia editora.

Reproduzo a lista com observações do autor.

Eis a relação :

Desastres preliminares

1 - O Príncipe, de Maquiavel era um dos livros de cabeceira de Estaline e inspirou uma longa lista de tiranos
2 - Discurso do Método, de Descartes "demonstra" a existência de Deus pelo simples método de fazer Dele uma criação do nosso ego.
3 - Leviatã, de Hobbes, gerou em nós a convicção de que temos direito a tudo o que desejamos.
4 - Discurso sobre a Origem e o Fundamento da Desigualdade entre os Homens, de J.J.Rousseau, que causou tanto mal, em tantos livros, que fica difícil escolher um elemento, quanto mais um livro seu, para tomar como objeto de censura.

Os grandes desastres

5 -O Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels, podia ganhar o prémio de pior livro de sempre
6 - Utilitarismo, de John Stuart Mill, reduzir a raça humana a uma pilha de cadáveres não é a única maneira de a destruir.
7 - A Ascendência do Homem, de Darwin prova que ele advogava a aplicação da "sobrevivência dos mais aptos" à sociedade humana.
8 - Para Além do Bem e do Mal, de Nietzsche, lançou o apelo a um mundo governado exclusivamente pela "vontade de poder".
9 - O Estado e a Revolução, de Lenine. A primeira coisa a dizer sobre ele é que seu nome não era Lenine e sim Vladimir Ilych Ulyanov.
10 - O Eixo da Civilização, de Margaret Sanger, obra em defesa do eugenismo publicada três anos antes de Mein Kampf de Hitler.
11 - Mein Kampf, de Adolf Hitler, era uma espécie de"darwinismo espiritualizado", que explica o anti-semitismo genocidário do ditador alemão.
12 - O Futuro de uma Ilusão, de Sigmund Freud, como ele próprio afirma com precisão e orgulho, um "judeu sem Deus"
13 - Crescer em Samoa, de Margaret Mead, uma criação das confusões e aspirações sexuais da autora.
14 - O Comportamento Sexual dos Homens, de Alfred Kinsey, uma autobiografia sob a máscara de ciência.

Menção desonrosa

15 - A Mística Feminina, de Betty Friedan, nele pode-se perceber até que pónto a segunda vaga do feminismo foi definida pela personalidade e os conflitos pessoais da autora.

Deixo com o leitor a tarefa de avaliar a lista  e os conceitos de Wiker sobre livros e autores relacionados.

Nenhum comentário: