sexta-feira, 17 de abril de 2009

Saúde

O governo do Estado do Ceará anuncia a construção de 21 policlínicas em cidades do interior. Ótimo, o povo precisa delas.

Novidade? Não, a ideia nasceu no meu governo. Este conceito foi desenvolvido por técnicos da Secretaria de Saúde, quando foi elaborado o projeto arquitetônico e iniciada a construção da primeira unidade, no município de Itapipoca, que deixei, diga-se, em avançado estágio.

Chamados de CEM (Centro de Especialidades Médicas), destinavam-se a propiciar atendimento especializado à população, para evitar grandes deslocamentos, onerosos e sofridos.

Uma mudancinha aqui, outra acolá, um novo nome. Muita publicidade, para parecer que surge uma proposta nova...

É boa, mas não é nova.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Veja o que está acontecendo na Defensoria Pública. Não farei comentários pois o que está no site do Eliomar já diz tudo. É um salto de qualidade com CHEIRO DE POVO...

Anônimo disse...
CHEIRO DE POVO – Coluna VERTICAL - Jornal OPOVO 17.04.2009

“A defensora-pública-geral do Estado, Francilene Gomes, está mandando publicar a Resolução nº 22, que fará com que, a partir de agora, defensor que só respondia por uma vara cível, passe a responder por duas varas. Ela diz que a ordem é tirar defensor de gabinete.”

Finalmente, caro JORNALISTA ELIOMAR DE LIMA, consegui que a Defensora Geral se manifestasse na coluna VERTICAL sobre a Resolução nº 22. Uma pena é que ela faltou com a verdade nas poucas linhas de suas perfunctórias declarações.
A malsinada Resolução 22 não se restringe às Varas Cíveis, mas sim “CRIA ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO” sem que o Conselho Superior tenha atribuição legal para isso. Desrespeita direitos inalienáveis como o da inamovibilidade e de horário de trabalho em um expediente corrido. Cria critérios de lotação e titularidade diferentes daqueles estatuídos na Lei Complementar nº 06/1997 e faz um verdadeiro FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLA O PAÍS - FEBEAPÁ, que não cabe a minha pessoa destrinchar e sim a ela, se tivesse respeitado a decisão soberana da Assembléia Geral Extraordinária da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará – ADPEC e aceito participar de um Seminário para estudar e dissecar a esdrúxula Resolução. Não o fez e perdeu o bonde da história. A comissão da ADPEC constituída para tratar do assunto está se reunindo para verificar quais providências serão tomadas.
Em relação às Varas Cíveis esclareço que desde a administração da Dra. Nívea Rolim, que foi a primeira Defensora Geral do Ceará, os Defensores têm a obrigação de prestar seu múnus em uma Vara, da qual é TITULAR e responde por outra vara. Sempre foi assim, tanto na administração já citada quanto nas administrações da Dra. Amália Garcia e Luciano Simões.
A Resolução mudou isso do seguinte modo: Os Defensores das Varas Cíveis e das Varas de Sucessões terão duas titularidades. Agora eu pergunto. As carreiras da MAGISTRATURA e do MINISTÉRIO PÚBLICO, alguma vez ou em algum tempo, teve uma idiossincrasia dessas? A campanha da Francilene Gomes quando Presidente da ADPEC não era exatamente a VALORIZAÇÃO DO DEFENSOR PÚBLICO? Como explicar essa atitude que vai de encontro ao tratamento igualitário em relação às carreiras do Juiz e Promotor de Justiça, que, juntamente com o Defensor Público, sustentam o tripé sobre o qual está a Justiça?
O que a Resolução nº 22 conseguiu foi aviltar a Carreira de Defensor Público, exorbitar as atribuições do Conselho Superior e criar um fosso intransponível entre os Defensores Públicos e a administração da Defensoria Pública, isso sim.
Como o tempo é o senhor da razão, espero sinceramente que a Defensora Pública Geral raciocine com clareza e reúna o CONSELHO SUPERIOR para revogar a malsinada Resolução 22 e, se for o caso, solicite ao Senhor Governador que envie mensagem de Lei corrigindo distorções que porventura venham a existir, pois só o Poder Legislativo tem o poder de legislar, através de Lei Complementar, sobre o assunto, mormente sobre a criação dos ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA.
De público agradeço ao JORNALISTA ELIOMAR DE LIMA o interesse que vem demonstrando ter em relação à DEFENSORIA PÚBLICA.

17 de Abril de 2009 07:07

Augusto disse...

Parabéns por mais essa iniciativa, Dr. Lúcio.
Se o seu governo não tivesse deixado tantos projetos, o atual desgoverno não teria uma única obra sequer para inaugurar, coisa que eles adoram.
Mas diante do legado bendito - de obras, projetos e dinheiro em caixa - as inaugurações com bandas de forró com cachê superfaturado se multiplicam em todos os cantos do Ceará.

Anônimo disse...

Nisto esse governo é competente, troca os nomes dos seus projeto e aja markteing e anúncio

Anônimo disse...

Realmente é público e notório como o atual governo troca os nomes dos projetos e ações do governo passado,senão vejamos:O Canal da Integração virou "Eixão das Aguas",a Bolsa Atleta,virou "bolsa esporte" e por aí vai.Na maior cara de pau o atual governo muda os nomes mas os projetos e programas do governo anterior que na verdade tem os mesmos fins.Eu ainda não sei como não mudaram o nome da sensacional promoção "sua nota vale dinheiro" que vem do governo passado e é um tremendo sucesso pois alavancou consideravelmente a arrecadação do governo. Averdade tem que ser dita e a fraude desmascarada.
Continue desmascarando as fraudes desse governeco perdulário do sr. Cid Gomes e sua patota.