quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Safra

O Governo do Estado do Ceará trombeteou durante meses pela imprensa que a safra agrícola deste ano seria a maior da história.

Desconhecia que a aferição inicial, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sofre ajustes posteriores a medida que se configuram frustrações.

A plantação maciça de notícias nos jornais não colheu mais grãos, mas produziu importante frustração.

A safra recorde no Estado continua a ser a de 2006. Naquele ano, a produção alcançou 1.145.508 toneladas, enquanto a atual atingiu 1.135.475.

Faço aqui o registro.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 07/11/08.

4 comentários:

Anônimo disse...

Safra boa, no Ceará atual, só a safra de desmandos públicos, de desrespeitos para com o cidadão. Muito ainda virá, aguardemos.

Célio Ferreira Facó disse...

Recente propaganda do governo do Ceará, logo nas primeiras páginas de Época e Veja, tratam de anunciar com estardalhaço que o Estado é o principal exportador de rosas e abacaxi. Equivale, noutros tempos, a ufanar-se a Colônia de ser o maior exportador de pau-brasil. Nada disso é muito importante.

Professores e pesquisadores, aos quais o Governo nunca ouve, têm já o diagnóstico e soluções: urge que se façam investimentos públicos. Mudanças na política industrial. Mais incentivo fiscal. Investir na agricultura irrigada. Este o grande salto a ser promovido pelo governo do Estado. Problemas e soluções bem conhecidos; falta, porém, uma Administração Estadual mais atuante, consciente do seu papel.

Anônimo disse...

ESSE GOVERNO FRAUDULENTO E MENTIROSO TEM QUE SER DESMASCARADO!AS MENTIRAS ENFEITADAS DAS PROPAGANDAS CARAS DOS JORNAIS,TVS,RÁDIOS E REVISTAS DE CIRCULAÇÃO NACIONAL PRECISAM SER DESMASCARADAS!!!

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Eu que acreditava que vivíamos tempos de oligarquia, descubro agora que o Ceará está sob jugo de uma dinastia. Veja só a notícia na coluna do Claúdio Humberto sobre o nababesco fariseu das caatingas Cid Gomes:

"15/11/2008 | 00:00
Cid põe torneiras de ouro em seu Palácio

Água é recurso caro aos cearenses, mas o governador Cid Gomes (PSB) passou dos limites: o custo total da reforma do Palácio Abolição, sede do governo do Ceará, já é um absurdo, R$ 37 milhões, mas salta aos olhos as 18 torneiras banhadas a ouro que serão instaladas nos banheiros do novo escritório do governador, que se celebrizou por ter bancado um circuito europeu para a sogra. As torneiras estão orçadas em R$ 45 mil."

Existe coisa mais bizarra que uma notícia dessas, num estado pobre e em plena crise econômica?

Cris