quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Arquitetura em movimento II

O segundo assunto, levantado pelo jornalista Fábio Campos, trata da pretensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) de construir na área do sítio Alagadiço Novo, onde está a Casa de José de Alencar, o Instituto Central de Artes (ICA), para onde seriam removidos cursos que funcionam no Campus do Benfica.

Traz à baila a discussão sobre a conveniência e legalidade do projeto, face a negativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em autorizar a construção na área pretendida, tendo em vista tratar-se do entorno de imóvel tombado.

Questiona, ao mesmo tempo, o esvaziamento das instalações no bairro de Benfica e a migração acelerada de empreeendimentos privados e públicos, sem planejamento urbano, para a região servida pela Avenida Washington Soares, geradores de grande e crescente impacto ambiental.

Infelizmente, silencia sobre o projeto do novo Centro de Feiras anunciado pelo Governo do Estado do Ceará, a ser construído vizinho ao atual Centro de Convenções, sem a realização de um único debate público. Diferentemente do estudo anterior, submetido a ampla discussão com os interessados, e inexplicavelmente desprezado pelo atual Governo.

A omissão compromete o mérito do argumento.

Saiba mais em O Povo, edição de 08/11/08.

7 comentários:

Anônimo disse...

PELO QUE SE ESCUTA NOS BASTIDORES,FÁBIO CAMPOS TORNOU-SE UM SIMPLES "LAMBE-BOTAS" DOS GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL,LÚCIO.
ESSE JORNALISTA ESTÁ SERVIÇO DE INTERESSSES DE POUCOS.
E VIVA O REINO DA "CPF"(COMISSÃO POR FORA).

Anônimo disse...

E aí, arquiteto José Sales, o que dizes sobre estes assuntos que tão bem entendes?

Anônimo disse...

Será que a "pedagógica"(?) coluna do referido jornalista vai abordar a vitória da empresa Marquise na "licitação" no TMUT do Pecém?
Que coincidência essa empresa ter vencido o processo licitatório!
Ou será intriga da oposição?

Célio Ferreira Facó disse...

Grandes obras públicas servem como pólos civilizadores, aptos a atrair o progresso, nivelar a freqüência de cada zona, lugar e dissipar os pontos de estrangulamento. Este o desafio da moderna arquitetura urbana. A exercer-se sobretudo como arte democratizadora dos acessos.

Nada disso pudemos depreender agora da decisão do Executivo Estadual de localizar nas bordas da Washington Soares o novo Centro de Feiras e Eventos. Via mal elaborada, perigosa, de severos prejuízos no trânsito de carros e de pessoas, saturada para novos movimentos.

Fortaleza é tão grande, oferece muitas melhores opções ao Governo Estadual, o qual devia ser capaz de maior interação, diálogo com os cidadãos. Estudos anteriores, elaborados neste sentido, foram até agora solenemente desprezados pelo atual Governo do Estado.

Anônimo disse...

O maior impacto - negativo - é o tal centro de feiras que tornará aquela área da cidade intrafegável.
Tem razão o jornalista Fábio Campos em sua abordagem e tem mais razão ainda o governador Lúcio quando lembra o esquecimento(??????) do jornalista.

Anônimo disse...

... e por falar em Fábio Campos, como até a velhinha de Taubaté sabia, a marquise "ganhou" a obra do porto do pecém.

Anônimo disse...

Do site Cearagora

CIRO E ARIALDO PINHO, EX- AMIGOS OU AMIGOS QUE FALAM LÍNGUAS DIFERENTES
Por: Donizete Arruda


O empresário Arialdo Pinho era um amigo, amigo mesmo, do político Ciro Gomes. Não era amigo do deputado estadual, do prefeito de Fortaleza, do governador do Ceará, do ministro da Fazenda, do ministro da Integração Nacional, do deputado federal. Arialdo Pinho era amigo irmão do homem Ciro Gomes. Arialdo compunha uma pequena lista de pessoas com proximidade e liberdade para falar com Ciro a qualquer hora do dia e da noite, e dizer o que achasse conveniente, independente das reações de Ciro Gomes.

Veio a campanha eleitoral de 2006. Ciro Gomes teve que se dividir entre a sua campanha para a Câmara dos Deputados e o comando da campanha do irmão, ex-prefeito Cid Gomes ao Governo do Ceará. Quem Ciro foi buscar para coordenar a campanha e ser seu homem de total confiança na campanha. Acertou quem respondeu o empresário Arialdo Pinho. Durante o embate eleitoral contra a então reeleição de Lúcio Alcântara, Arialdo cresceu e ganhou a confiança dos irmãos Cid, o candidato a governador, e Ivo Gomes.

Eleito, Cid Gomes não teve dúvidas. O empresário Arialdo Pinho seria o todo poderoso secretário da Casa. Assim o fez. O eleito o deputado federal mais votado do Ceará, Ciro Gomes, sorriu. Confiava na competência de Arialdo Pinho para alavancar o Governo de seu irmão, e tinha uma interlocução harmônica com Arialdo. Poderia exercer influência sem se desgastar com debates intermináveis com os irmãos Cid e Ivo Gomes.

Assim foi iniciado o Governo Cid. O tempo passou, e Ciro Gomes continuou amigo de todas as horas do secretário Arialdo Pinho. Em um episódio familiar envolvendo o filho do secretário da Casa Civil, Ciro foi foi chamado às pressas por Arialdo em plena madrugada de Fortaleza. Diferente de outros políticos que não se dispõem a ajudar os amigos em horas difíceis, Ciro não se recusou a ajudar. Ao contrário, mostrou que era verdadeiramente um amigo irmão de Arialdo e ajudou. Há até uma testemunha incontestável: o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, que também mostrou-se útil no apoio dado . E o que seria isso? Problemas familiares, comuns a tantas famílias cearenses.

Passado esse episódio, como no slogan do banco que quebrou, o tempo passa, o tempo voa, e o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, esqueceu ou mais prudente seria afirmar, envolveu-se em tantas questões de estado que permitiu um esfriamento na relação de amizade dele com o deputado federal Ciro Gomes.

Hoje, Ciro e Arialdo são amigos, e isso ninguém discute. Mas, o secretário Arialdo Pinho mostrou na campanha eleitoral de Fortaleza que é seguidor inconteste das vontades do governador Cid Gomes. Arialdo nem pestanejou: entre apoiar a senadora Patrícia Sabóia e a reeleição da prefeita Luizianne Lins, foi um implacável apoiador de Luizianne. Isso desagradou a Ciro.

Essa atitude de Arialdo Pinho na sucessão de Fortaleza causou um distanciamento dele com Ciro Gomes. Não seria exagero afirmar hoje, que Arialdo Pinho não é mais homem de Ciro. Verdadeiramente isso não é certo, Arialdo Pinho é hoje um homem de Cid Gomes. Quanto a amizade de Arialdo Pinho com Ciro, ah! a amizade...

E aí, Dr. Lúcio, o senhor que é um dos homens informados do Ceará, e já que esse caso do filho do Arialdo Pinho com a polícia, aconteceu nos últimos dias de seu governo, bem que o senhor poderia nos dizer um pouco mais sobre isso, pois a polícia ainda estava sob seu comando.
E só mais uma dúvida: esse filho do secretário Arialdo Pinho, que se envolveu em problemas com a polícia em seu governo, é o mesmo que trabalhou na última campanha de reeleição de Luiziane Lins?
Eita, dr. Lúcio, fala alguma coisa, afinal estes assuntos são públicos e de muito interesse para a boa administração do estado do Ceará.
Vê se não censura esse meu comentário. por favor, seja democrático.