terça-feira, 7 de outubro de 2008

Empréstimo

A imprensa noticiou que o Banco Mundial autorizou a contratação de empréstimo com o Governo do Ceará, de US$ 240 milhões, mediante uma operação tipo swap, dentro do projeto de crescimento integrado, que deverá privilegiar as áreas de educação e saúde.

Durante o meu Governo, foi contratado empréstimo na modalidade swap, o primeiro no mundo feito pelo Banco Mundial a um Estado sub-nacional. O projeto foi concebido e elaborado por uma equipe de técnicos do Estado e do Banco, sem o emprego de consultorias, em tempo recorde.

A operação, pelo seu ineditismo e sucesso gerencial por parte do Estado, tornou-se exemplo para outros países e estados brasileiros. Minas Gerais seguiu o caminho por nós aberto, sendo o segundo Estado a contratar empréstimo nos mesmos moldes, ainda que sem o mesmo detalhamento de metas a serem atingidas.

Em que consiste essa operação? Comumente, os empréstimos das agências financeiras internacionais estão voltados para objetivos específicos, geralmente de natureza física, estradas, escolas, eletrificação, hospitais, etc. O novo modelo de empréstimo, dá mais liberdade ao contratante para empregar os recursos, vinculando as liberações das parcelas ao cumprimento de metas fiscais, de gestão, ambientais, de saúde, etc, de acordo com a pactuação que houver sido estabelecida.

A nota emitida pelo Banco Mundial, comunicando a aprovação do crédito pela diretoria do Banco, menciona declaração feita pelo Governador do Estado nos seguintes termos: Com o apoio do primeiro projeto swap, o Ceará tem conseguido alcançar níveis relativamente altos de cobertura em diversas áreas-chave de desenvolvimento social, como educação e saúde.

Obrigado pelo reconhecimento!

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 01/10/08.

Um comentário:

José Sales disse...

Gooool de placa, Dr. Lúcio. Parabéns. O reconhecimento está chegando aos poucos mas logo mais vai fazer parte da História recente do Ceará.