segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Companhia

Nós, blogueiros, acabamos de ganhar uma ilustre companhia, o escritor português, prêmio Nobel, José Saramago. Sim, senhor, estreou hoje seu blog, na página da Fundação José Saramago. Leva o nome de O Caderno de Saramago.

Seu texto inicial chama-se Palavras para uma Cidade. É um texto antigo, como explica o autor, uma carta de amor à Lisboa.

Segundo Saramago, o blog será uma nova forma de comunicar-se com os seus leitores.

O curioso é que vim a deparar-me com esta notícia na versão eletrônica do jornal El Deber, editado em Santa Cruz de la Sierra, na conflagrada Bolívia. Isto, depois de ter visitado os dois mais importantes jornais portugueses - O Público e o Diário de Notícias, onde não encontrei registro do fato.

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente um jornal boliviano noticiar primeiro que os diarios portugueses,fica a certeza,o mundo ,e plano.

Célio Ferreira Facó disse...

Feliz Saramago. Estudioso e culto, ensina a conservar o idioma. Ínclito, ensina a reagir; mantém-se capaz da indignação. Mora em Lanzarote, por não concordar com os rumos dos últimos governos de seu Portugal. Para designar sua página eletrônica, escreve caderno em vez do anglicismo habitual, geral. Nas edições de seus livros para o Brasil e outros países lusófonos, não permite que se lhe mude a grafia de Portugal. Faz já algum tempo, compôs uma poderosa metáfora de como podem faltar bom senso e razão à maioria dos viventes. Chamou-a Ensaio sobre a Cegueira. Na mesma linha, Thomas Morus, na Inglaterra, escrevera há muito o Elogio da Loucura, descrevendo o ambiente europeu entre a Idade Média e a Moderna. Em Cândido, faz Voltaire sua principal personagem dizer que este nosso mundo só parece o hospício do universo. Felizmente, aparecem de vez em quando alguns luzeiros sábios.

Anônimo disse...

E aí,Dr.Lúcio,não vai responder as mentiras que o Ciro Megalô Gomes deisse contra o seu governo ontem no Paulo Oliveira,não?Leia o blog do Eliomar e veja as mentiras descaradas que ele falou e dê a resposta que ele merece.

Célio Ferreira Facó disse...

Ama Lisboa José Saramago; Fortaleza não tem, porém, o amor de todos os seus filhos, governantes. Parece generoso com Luizianne e grupelho da reeleição Fábio Campos. Ver sua coluna de hoje. Compõe uma salada fácil de replicar. Pretende explicar as intenções de voto para Luizianne com dizer que há um cenário positivo geral (O repórter sabe que as melhoras nada têm que ver com Luizianne e grupelho da reeleição.); e há Cid; e há Lula. Reproduz, com palavras, o “santinho” da candidata com seus ilustres cabos eleitorais. Diz que a revista The Economist apontou o crescimento recente da classe média. O fato é já conhecido. Conhecido e insuficiente: todos sabem que apenas entre 20 e 23% dos habitantes vivem na chamada classe média, quer dizer, no meio da pobreza generalizada – esta é, de fato, a grande maioria. Aduz Mauro Paulino, do Datafolha, para quem os egressos das classes C e D, graças aos programas sociais do governo Lula, devem votar no partido do Presidente.

Célio Ferreira Facó disse...

Já se viu que isto NÃO é análise coerente. Pode-se resumir assim: aparece fulano na foto da campanha com Lula e com Cid; uma revista européia disse que o País um pouco melhora; alguém isto interpretou como capaz de captar votos para o partido do presidente Lula; logo fulano merece votos. Fortaleza e Estado não deviam ficar nas mãos de uma família, grupelho só. Nem devia haver reeleição.