segunda-feira, 30 de junho de 2008

Os Três Fantasmas

Segundo a Míriam Leitão, em sua coluna de O Globo, de hoje, três ameaças rondam o mundo: O preço do petróleo, a inflação e a crise de crédito dos bancos americanos.

Presidentes de bancos centrais de todo o mundo, reúnem-se em Basiléia, para discutir o problema da inflação.

Os dos países ricos, já andam à cata de um bode expiatório. Para eles, a culpa estaria nos preços dos alimentos e nos países emergentes, que andam crescendo demais.

Decretam já: É proibido crescer. Só nós podemos.

3 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Novo AUMENTO DA INFLAÇÃO no mundo, no Brasil. Pior que as políticas equivocadas dos países centrais para tratar deste problema é que os países periféricos, por suas autoridades/instituições monetárias fingem acreditar mesmo naquelas lições. O Banco Central quis logo elevar ainda mais os juros, já recordistas. Não é a melhor política fiscal. Chile, Índia e Rússia não o fazem. Nem Estados Unidos, Europa. Também não parece preocupar-se o BACEN com a taxa de câmbio e, pois, com as contas externas. Estas, se pioram agora, fazem a inflação recrudescer ainda mais. Emprego, salário e renda também piorariam. Quebrarão empresas. Semi-paralisação da economia, que afetará a receita fiscal, colocando em risco os programas sociais do Governo, sua principal sustentação. Tudo isto devia ser avaliado pelos governos de cá antes de aderir tão servilmente às recomendações do Centro financeiro do mundo. Este só está interessado na própria saúde.

Anônimo disse...

Dr. lucio,estou vesitando tambem o blog do Dep Leo, e quero registrar o quando estou impressionado com a qualidade das postagens(principalmente as que se ref a assuntos tratados na camara federal) O destaque de conhecendo as cidades do ceara esta mostrando sobral(olha ai,o cara nao eh revanchista) Vale a pena conferir.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

No Brasil, a situação assume contornos mais sombrios ante a falta de honestidade e a tentativa de manipulação de estatísticas importantes para a economia.

Acreditam que, ao enganar o povo mascarando os dados e adulterando vários índices econômicos, eles evitam criar expectativas ruins e, como consequência, impedem que caia a popularidade do Lula .

O jornal O Povo publicou ontem um contundente artigo de Élio Gaspari, no qual ele afirma que "O comissariado petista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, está destruindo uma instituição sacrossanta surgida em 1964 e respeitada até mesmo pelas bruxas da ditadura. Fazem isso com a grosseria dos bolcheviques e os instintos manipuladores dos economistas de Néstor Kirchner. O último golpe da moçada foi a alteração da periodicidade da divulgação de projeções pela Carta de Conjuntura, uma publicação trimestral do instituto, criada em 1986".

E o problema não é só o expurgo da inflação real nos índices publicados não. O aparelhamento do órgão acontece com a mesma intensidade do aparelhamento do Estado petista. De acordo com Gaspari, "há também patrulhas funcionais. Já ocorreu caso de transferência, pelo telefone, de um economista que tinha mais de 20 anos de experiência num setor".

Lembro que no final do ano passado uma verdadeira caça às bruxas foi feita no Ipea. Nada mais nada menos que quatro pesquisadores foram afastados: Regis Bonelli, Fabio Giambiagi, Otávio Tourinho e Gervásio Rezende, todos defenestrados após décadas de serviços prestados ao Instituto, somente por serem considerados não-alinhados ao pensamento do Sr. Márcio Pochmann. É um absurdo, pois desde que foi criado há mais de 40 anos, o Ipea sempre conseguiu manter uma salutar pluralidade, mesmo durante a ditadura militar.

É a forma autoritária de ser da esquerda. Se existe uma coisa que marca a presença deles no poder é o ódio à democracia, é o flerte clandestino com a ditadura. Isso eles não conseguem esconder.

Cris