quarta-feira, 7 de maio de 2008

Decisão

Durante meses recentes, considerei a hipótese de uma candidatura à Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano.

Animava-me o desejo de servir, próprio dos homens de vocação pública e em idade produtiva. Mais ainda pela expectativa que vi se formar em torno do meu nome.

Eram pessoas comuns que me paravam nas ruas, para pedir que me colocasse à disposição da cidade. Percebia, nessas pessoas, um sentimento de insatisfação com os rumos que a nossa Capital tem tomado, e preocupação com os desafios postos diante de nós. Sou grato a quantos me manifestaram sua confiança.

Hoje, posso dizer que já tenho uma decisão clara sobre o assunto.

Observo que há lideranças emergentes, gente que ainda não teve, como já tive, oportunidade de administrar a Capital, que almeja receber a confiança do povo e a honra de merecê-la.

Estou a serviço da causa pública e do desenvolvimento do Ceará há muitos anos. E a este compromisso pretendo ser fiel pelo tempo que Deus me permitir viver.

No momento, porém, venceram-me outras motivações de naturezas diversas, pessoais e profissionais.

Há tempo de agir. Para mim, este é um tempo de esperar.

50 comentários:

Anônimo disse...

Perde o Ceará, perde Fortaleza. Nós, o povo, mais uma vez órfão do poder público.
Que esse seu "tempo de esperar", Dr. Lúcio, para o bem da coletividade, seja breve.
Ivana Maia

Anônimo disse...

Para Fortaleza, um dia de pesar, este em que o Sr. anuncia tal decisão que, como amigo, concordo, e,como eleitor, lamento. (Ricardo)

Anônimo disse...

Pena ter que anular, novamente, o meu voto!
Respeito sua decisão, Dr. Lúcio, mas não deixar de expressar meu desapontamento.
Fernando Maia

Anônimo disse...

Era só o que faltava para Fortaleza continuar entregue à essa corja de incompetentes!Luiziane com certeza deve está dando pulos de alegria com a desistencia de Lúcio.Já vi que votarei nulo pois NENHUM dos candidatos que estã aí merecem o meu voto.Perdemos todos nós fortalezenses.

Anônimo disse...

E agora, Dr. Lúcio, o que é que eu faço sem o senhor ser candidato?
D'Jesus

Anônimo disse...

Fico muito, muito triste, dr. Lúcio!
Alba

Anônimo disse...

Não quero acreditar nesta decisão. O senhor é a única, única mesmo, saída para a nossa Fortaleza. Volta, dr. Lúcio, volta!
Ângela

Anônimo disse...

Governador,

Sabemos que os percalços são pesados para uma empreitada desta natureza.

Sabemos que a decisão põe sua condição de cidadania acima de qualquer dúvida. E acreditamos piamente em tal desenlace. O jogo político democrático nos traz surpresas. Se houve acordo político respeitamos.

Mas, sinceramente, ainda deve haver alguma munição na cartola para uma alavancada. Se isto ocorrer V. Excelência irá surgir tal qual um fênix à medida que a campanha iniciar e, progressivamente, irá assumindo seu posto de franco favorito para ocupar este cargo que há muito a cidade exige de um governante com candura mas de bravura e resoluto munido com largas e conhecidas experiências acumuladas ao longo de sua vida pública. É aí que está a confiança da população.

Não podemos deixar a cidade nas mãos das mesmices da atual administração ou da outra coligação, que nada mais é que uma jogada planejada para encaixar mais um aderente desta oligarquia instalada e sem data para acabar. Qualquer resultado para eles será bom. A não ser que apareça alguém do padrão de um Lúcio Alcântara. Aí, sim veremos quem a população de Fortaleza escolherá para esta nova legislatura.

Não podemos admitir cargos executivos sem oposição porque as consequências são bem conhecidas. Isto aqui virou um feudo.

A luta é grande mas um líder não cai. Caem os efêmeros, pusilânimes, que julgam-se donos e mandatários de uma política regional optando por apoiar ora um candidato ora outro, às vezes mais de um, tudo para manter uma hegemonia enganosa. Mas um dia sua(s) mácaras cairá(ão) e a população conhecerá quem é quem.

Sinto ainda que não está tudo acabado para que tenhamos um candidato de peso e de confiança. Não moldado pelas artimanhas de publictários pagos a peso de ouro para vender um produto enganoso que o povo só vai perceber tardiamente.

José de Freitas

Célio Ferreira Facó disse...

Em que se torna Fortaleza nos próximos anos? A Cidade cresceu, inchou, ULTRAPASSANDO em muito a capacidade de ação e de administração dos partidos locais. Estes recusam-se a evoluir, tratam ainda da própria sobrevivência, permanência apenas. Quem não viu, p. ex., a cúpula do PDT local abandonar um candidato seu, potencial, natural só para costurar uma aliança com outro partidozinho? Agora mesmo, na administração atual de Fortaleza, assistimos a políticos jovens, vencedores nas últimas eleições, transformarem-se em personagens velhas, enrijecidas, adeptas dos mesmos vícios que outrora combatiam. Depois sobram, agigantam-se os problemas de Fortaleza. Esta já não pode ser governada pelo improviso e a ação de aventureiros. Más circunstâncias da politicagem local que afastam da grande tarefa até aqueles mais experientes, mais capazes, justamente os que recusam o jogo sujo. Uma PROPAGANDINHA atual do PT alardeia, p.ex., tentando a reeleição, que a Cidade detém a passagem mais barata de ônibus. Só não diz que NÃO HÁ ônibus! Ou só os há em condições miseráveis. Eis a realidade da Cidade. Eis o claro exemplo da ação política local.

Anônimo disse...

A campanha para a prefeitura de Fortaleza não vai ter mais um elevado nível de debate que teria com a sua presença.
De qualquer forma, estaremos sempre ao seu lado em qualquer empreitada eleitoral.
E 2010 já já está aí.

David disse...

Existem eleitores e eleitores.

Acredito que você não tenha medo de competir, mas deixa a batalha atual para ver a derrota de alguns e mostrar o devido lugar de quem não deveria sair da onde está.

Condições de lutar em igualdade com os outros e ganhar o senhor tem!

Ou seria cautela com as 'forças ocultas'?

Anônimo disse...

Agora eu fiquei sem chão. Por quê,
por quê? Isso é definitivo?
Celeste Pessoa

Anônimo disse...

Lúcio Alcântara, o único que teria coragem e competência para enfrentar os problemas dessa sofrida cidade. É uma pena, Dr. Lúcio!
Leopoldo Gondim

Anônimo disse...

Esta sua notícia me entristeceu bastante. Vou torcer para que o senhor reconsidere o fato. E olha que Santo Antonio atende meus pedidos!
Álvaro Fernandes

Anônimo disse...

Lúcio...
HOMEM integro e de honestidade inabalavel , que tristeza sua decisao ...
Fortaleza precisa de voce !!!
Que pena que o povo nao valoriza quem realmente trabalha pelos mais necessitados .... minha familia nao votou em vc para governador Apesar de sermos ALcântara ... mais foi devido ao seu partido(PSDB ) , no qual somos e sempre seremos oposiçao.
Lhe admiro muito ...
Sou cearense de Iguatu !!!
Thales Alcântara

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Em termos de notícia ruim, essa teve o peso de um torpedo. E dos piores, porque fazem estragos por dentro: minam o entusiasmo e destroem a esperança.

Dizer o quê? Não há palavras. Somente a sensação de abandono. Eu e Fortaleza. Que infelizmente parece que vai continuar Dela.

Talvez seja preciso alguns dias para digerir esta notícia. E procurar um novo rumo. Consola ver que não estou sozinha neste luto.

Por enquanto, estou enterrando sonhos e expectativas que alimentei de melhores dias para a cidade sob sua gestão.

Por enquanto, estou órfã. Eu e um bocado de gente, pode ter certeza.

Mas, embora discorde (se me permite)de seu argumento de que deve dar a outros a "oportunidade de administrar a Capital", continuo sua eleitora fiel e incondicional.

Quem sabe 2010?

Cris

Anônimo disse...

Lúcio.

Sinceramente custo acreditar nesta decisão torço e muito para uma maior reflexão e um novo rumo, pois sua candidatura é ou será a única com reais chances de vencer a Loura, pois você tem e já demonstrou muita competência e honestidade para administrar.
Pense e reflita e vamos a luta, ainda a tempo para mudar, é o povo que pedi.


João Cesar

Anônimo disse...

Respeito sua opinião Dr Lúcio, entretanto, assim como eu, uma grande maioria que idealizava um projeto não apenas de caráter político para a nossa capital, mas, de um dinamismo construtivo na qual nós fortalezenses somos merecedores e nutríamos em sua pessoa, recebemos o seu comunicado de maneira órfã. Sim, este é o termo apropriado, Fortaleza deixa de sonhar em ter pelo menos como candidato, uma pessoa capacitada, comprometida com o coletivo, livre de quaisquer acordos políticos partidários que ensejam vantagens pessoais, sim, pois agora, assistiremos a uma reprise do que fora as eleições de 2004 e 2006, candidatos interessados em acordos políticos pessoais futuros, e a sociedade a margem de qualquer benefício que se possa ter como direito de qualquer cidadão.

Anônimo disse...

A que cenário Fortaleza estará entregue? Sem Lúcio Alcântara na próxima eleição, cai o sonho, o brilho de uma luz nessa treva cearense.
Há possibilidade disso ser revisto?
Paulo Eduardo Martins

Anônimo disse...

Dormem, nesta noite de quarta-feira, milhares de eleitores seus, dr. Lúcio, bastante desapontados. Ô decisão que pesa sobre esta sofrida Fortaleza.
Fortaleza não merece sua desistência.
Fernanda Lemos

Anônimo disse...

Li no blog do Eliomar que o deputado Leo Alcântara é pré-candidato a prefeito de Fortaleza. É uma atitude corajosa do deputado e se tiver herdado o perfil de gestor do pai fará uma grande administração em nossa cidade.
Jussara Dias

Anônimo disse...

E aí vai-se um dos últimos homens sérios da política cearense. Lamento.
Rubens Holanda

Anônimo disse...

Fortaleza hoje padece e, os eleitores, os que não são hipócritas, tornam-se órfão de uma candidatura séria e com propósito de gestão administrativa , pautada de seriedade e no compromisso de realizações de melhoria para nossa cidade, porém, diante do chamamento da população, acredito que o senhor ainda irá voltar atrás.
Fortaleza sem um gestor de sua categoria é como um barco a deriva no oceano de incertezas e desmandos administrativos, assim como se tornou o Ceará...

Anônimo disse...

Votar na atual Prefeita? Chega.
Votar no Gaúcho? Esse já era.
Votar na Senadora? Por que?

Em resumo: estamos órfãos.

Anônimo disse...

Fortaleza precisa de homens com espírito público, com vontade e coragem de administrar.

reveja essa decisão. Contamos com você.

abraço,
Valério Sobral.

Anônimo disse...

Que pena !!!! Não tenho em quem votar !!!!

Anônimo disse...

Que pena !!!! Não tenho em quem votar !!!!

Anônimo disse...

Que pena, confesso que não contive minhas lágrimas, mais depois de tudo que aconteceu entendo sua decisão, conte sempre comigo Dr. Lúcio um grande abraço.
Tony Veras

Anônimo disse...

Lúcida sua decisão, fundamentada em sua experiência na política, fortalecida pelos valiosos conselhos repassados por seu genitor.

Infelizmente, mesmo sendo um competente gestor, os eleitores não responderiam com igual sabedoria.

O Legislativo o aguarda...

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
Sua decisão deixou-me muito triste pois assim sendo Fortaleza continuará entregue à essa corja de desajustados sociais.É uma grande lástima não ter-mos mais a possibilidade de t~e-lo a frente dos destinos dessa tão sofrida cidade que com certeza em suas mãos seria recuperada e acima de tudo administrada com seriedade e competência.Agora,sou mais um a anular o voto pois estes que aí estão não merecem o mmeu voto em hipótese nenhuma!Mas,assim mesmo,apelo para que você repense sua decisão´para o bem de nossa cidade.Serei sua eleitora par qualquer cargo público pois você sabe muito bem honrar com ética e honestidade os cargos que assume,diferentemente da maioria dos políticos que só sabem se aproveitar da coisa pública em benefício próprio.Que Deus o ilumine hoje e sempre.

Anônimo disse...

Dr.Lúcio,
espero que o divino espírito santo o ilumine e faça-o repensar sua decisão pois precisamos de homens públicos como você que hoje é exemplo para os que estão começando na política.Posso dizer que hoje no Ceará e no Brasil não conheço nenhum político que tenha uma vida tão limpa quanto a sua.Espero ainda que você vista a armadura de guerreiro e venha salvar nossa Foetaleza das mãos déspotas que estão aí,umas já a frente da administração,outras tentando chegar para colocar-se como salvadoras de nossa cidade quando na verdade só estão mesmo é defendendo interesses pessoais e de grupos que querem dominar a política de nosso estado.Analise melhor todo o cenário que aí está e veja que na verdade não há nada a perder e sim a ganhar pois homens como você,honesto e ético,sereno e equilibrado,dificilmente perdem alguma coisa verdadeiramente.REPENSE...AVALIE...VAMOS À LUTA!!!!

Anônimo disse...

dr. Lúcio,
hoje, sexta-feira, 9 de maio. acordei indo direto ao seu blog. Decepção. nada, ainda. Olhe, estou esperando que esta decisão seja revista. Por favor, pelo amor de Deus, não deixe a nossa Fortaleza entregue aos feios, sujos e malvados...
Paulo Tadeu

Anônimo disse...

Dr. Lúcio, diga-nos o que, verdadeiramente, impede-o de ser candidato a prefeito de Fortaleza. Vamos tentar vencer tal obstáculo juntos. Sou pequena, mas vários pequenos juntos, aniquilam com o dragão. Foi o Luis Gastão? Foi o Tasso jereissati? Foi o presidente Lula? Diga, diga. Vamos, seja candidato. Isto é um clamor dos justos, dos abandonados, dos amordaçados.
Laura Martins Leal

Anônimo disse...

Sei que o senhor reconsiderará esta desistência. Não há lógica em não ser candidato. Estamos o aguardando até o dia de seu aniversário, dr. Lúcio.
Luciana Barros

Anônimo disse...

Vim parar nesse blog por puro acaso e fiquei surpreendido.

Com todo respeito pessoal, das três, uma: ou só visitam aqui leitores que admiram profundamente o autor do blog, ou o autor do blog deleta comentários que não sejam de apoiadores, ou o autor do blog é Jesus Cristo.

Nenhuma crítica? Desculpem o clichê 'nelson-rodriguiano', mas eu nunca conheci uma unanimidade que não fosse burra.

Anônimo disse...

Que papo é este de dizer que "Vim parar nesse blog por puro acaso e fiquei surpreendido", grande aspone. Vc não engana. Parece ser um dos que mais acessa. Deve ser um dos muitos apadrinhados dos partidos da mamata. Mas não vou polemizar. Se rebater não terá resposta. O autor do blog trata-se de um dos poucos políticos que ainda se pode confiar neste estado de grotões eleitorais. Mas em Fortaleza é diferente. Basta o médico decidir entrar na disputa, aí vc vai ver o desespero dos seus candidatos. Ainda devem estar comemorando a desistência. Mas pode mudar, atendendo aos apelos da população. A grande massa de cidadãos de Fortaleza que não tem acesso à internet pronunciar-se-ia favoravelmente se tivesse oportunidade. Portanto, contenha-se e deixe de ler o blog senão daí a pouvo vc vai virar a casaca e acaba mesmo é votando no Lúcio Alcântara.

Anônimo disse...

Aprecio sua conduta pública e lamento não podermos contar com sua honrosa participação nesse pleito.

No entanto, como eleitor declarado de Moroni Torgan, acredito que sua adesão a esta campanha seja bastante significativa, em virtude de seu qualificado eleitorado. O Xerife é homem sério, honrado, corajoso e capaz de trazer para nossa cidade tudo aquilo que agora falta, qual seja um rumo a seguir.

Kilmer Castro

Anônimo disse...

Lúcio.

Veja o quanto o senhor é querido e admirado, se espelhe nesse sue admiradores e reveja sua posição junto com a população o senhor vencera essa batalha, já tivemos casos semelhantes como o da Luiziane que sozinha com ajuda apenas da população chegou lá infelizmente foi uma grande decepção, mas o senhor não caso seja candidato contará com apoio da população e com sua competencia fará uma grande gestão

Anônimo disse...

Ô Cabestani,

Nem Jesus Cristo é unanimidade. O que acontece aqui é que o dono do blog expôs uma decisão que tomou e as pessoas se manifestam sobre ela... Não há o que questionar, concorda? Aliás, se você prestar atenção, quase todos discordam da decisão dele. Você acha o quê? Que Dr. Lúcio censurou aqueles que concordaram com ele, é?

VAI PROCURAR TUA TURMA, Cabestani!

Anônimo disse...

Se houvesse censura nesse blog,sr."cabesteira",seu comentário medíocre e grosseiro não teria sido publicado.Por hora,vai ciscar no terreiro dos teus patrões e puxar muito o saco deles prá não perder a boquinha.

LIli Trovão

Anônimo disse...

Meu muito admirado Dr. Lúcio,
Expresso meu profundo sentimento, pedindo emprestadas as palavras de Drummond:"E todo mundo anda - como eu - de luto".
Ricardo Holanda

Anônimo disse...

O eleitor deseja uma campanha política onde caiba um discurso coerente e sem a demagogia barata das duas senhoras que já estão por aí cada uma com sua equipe rica em dinheiro mas pobre no conteúdo. Sinceramente, não dá para crer que o nobre ex-governador seja catapultado desta eleição simplesmente por achar que haja lideranças emergentes. Por naturezas pessoais até que poderíamos concordar. Mas a explicação está muito obscura. Será que não valerá o sacrifício evitando que a cidade seja entregue a pessoas que não possuam o estigma natural de administrar esta cidade tão sofrida e carente de um tratamento condigno? De um lado temos uma prefeita fraca, aérea, sem embasamento administrativo. Do outro, uma candidata forjada por uma oligarquia familiar que aos poucos vai abocanhando todos os cargos políticos mais importantes, castrando qualquer oposiçao, simplesmente por falta de um adversário de peso. Não, Dr. Lúcio, sinceramente somos forçados a dizer que não dá para aceitar este impasse. Com todo o respeito que vc merece, exigimos seu retorno. Desculpe a intransigência. O povo é sábio e por isso mesmo receptivo à sua candidatura.

Anônimo disse...

foi uma decisão correta, se acertar o proxímo prefeito consegue criar condições para voltar ao governo... hora de muita criatividade...

Anônimo disse...

Vamos lá Dr. Lúcio,
Todos aguardamos sua decisão de rever seu posicionamento de não concorrer a prefeitura de Fortaleza.
Abraços,

Júlio Cesar

Anônimo disse...

Caro Dr Lúcio
Ainda não dá para acreditar que você vai abdicar de disputar a prefeitura de Fortaleza. Sem um candidato expressivo as candidatas estarão tranquilas e disputarão com a garantia de uma vitória, seja lá qual for o resultado. Ficará tudo dentro do mesmo balaio. E nossa cidade vai ter de aguentar mais 4 anos de inoperância.

Anônimo disse...

Comentando o leitor anterior que diz: (se acertar o próximo prefeito consegue criar condições para voltar ao governo). E se não acertar? A cidade clama urgentemente por um administrador de competência. E onde está ele? Ora, com os esquemas que já foram armados só um candidato peso-pesado peitará e conseguirá vencer.

Anônimo disse...

Governador Lúcio.
Só não muda de posição quem não as tem, o senhor tem tudo para mudar de posicionamento pois o senhor estará atendendo ao GRANDE APELO DO POVO. Pense nisso.
Fernanda Cavalcante

Anônimo disse...

E agora vamos de Adahil ???
E o vice quem será ????
Já que é para renovar, vamos pensar em bons nomes.... Sem pensar em trocas por articulações, pois acho que o PR deve mesmo ir só.
Dr. Lúcio, não contesto sua decisão, você é sábio demais... Apenas quem perdeu foi Fortaleza

Anônimo disse...

Nada de Marcelo, Léo ou Adahil ou ainda alguma composição, o candidato tem que ser o ex-governador, ex-prefeito, ex- deputadp, ex-senador LÚCIO ALCÂNTARA.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio

Caso o senhor não reveja sua posição de se candidatar a prefeito de Fortaleza vamos oferecer uma chapa nova( prefeito e vice prefeito) para Prefeitura de Fortaleza com pessoas jovens e novas na politica, com competencia comprovada e dinamica. Necessitamos oxigenar a politica cearense e criar novas lideranças, função principal do PR(partido da republica) que é um partido novo.