segunda-feira, 19 de maio de 2008

Aplauso

Merece aplauso a iniciativa do Governo cearense de reajustar os salários dos professores das universidades estaduais.

Ainda que tivessem a espera de 17 meses.

Era para ser no primeiro dia de Governo...

Lembram da campanha ?

3 comentários:

Anônimo disse...

DIA NACIONAL DO DEFENSOR PÚBLICO: NO CEARÁ, HÁ O QUE COMEMORAR?
Nesta segunda-feira, defensores públicos comemoram seu dia prestando serviços, a partir das 8h30min, na Praça do Ferreira. Atendimento jurídico, corte de cabelo, exames de saúde e uma série de ações constam do programa que se estenderá até o fim da tarde. Agora, será que a categoria tem o que comemorar no Ceará: Para a grande maioria dos defensores, não. Prossegue a luta pela implantação da autonomia administrativa e financeira que, conforme promessa do governador Cid Gomes (PSB), ainda deve passar por rodada de negociações.
Segundo a Associação dos Defensores Públicos do Estado, por aqui é pago o quinto pior salário do Brasil. Por causa dessa situação, registra constantemente baixas, pois defensores continuam estudando e se submetendo a outros concursos e sendo aprovados. No último concurso público realizado em 2006, foram empossados 88 defensores públicos. Desse total, 27 já pediram demissão e mais sete estão arrumando as gavetas, pois passaram em outros certames ( juiz, promotor de justiça, procurador estadual e procurador da fazenda).
O resultado disso tudo: perde a população carente que, a cada dia, fica sem um profissional do direito para lhe representar perante o Judiciário.
Outro dado: de acordo com números oficiais, o orçamento da Defensoria Pública neste ano é da ordem de R$ 27 milhões.

Postado por Eliomar de Lima às 18:49 9 comentários Links para esta postagem

Anônimo disse...

Os defensores públicos - aqueles que tiveram 60% de aumento no governo anterior - esperaram mais de um ano para serem atendidos pelo Vip Gomes.
Mas na campanha tudo era tão célere, inclusive o recebimento da comenada "Amigo da Defensoria".

Anônimo disse...

Dia Nacional do Defensor Público: Há algo a comemorar no Estado do Ceará?

Extraído do Blog do Eliomar:


Se na questão remuneratória não há absolutamente nada a comemorar e sim a lamentar, e lamentar muitíssimo, na questão administrativa a coisa está muito pior. Os processos acumulam-se na mesa da Defensora Geral e não são despachados, havendo processos há mais de três meses sem despacho. Nada foi feito ali de concreto, só existindo conversa mole e nada mais. Este foi o motivo da exoneração do Defensor Público CARLOS AUGUSTO MEDEIROS ANDRADE, que era o Secretário Executivo da Defensoria Pública e pediu as contas pois não aguentou a desorganização da Defensora Geral.
Eis aí abaixo uma prova cabal da falta de organização e de administração na Defensoria Pública do Ceará.
Qualquer um pode constatar acessando o site www.anadep.org.br, link Defensorias Públicas no Brasil, Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará:

DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DO ESTADO DO CEARÁ
Defensor Público-Geral:
Francilene Gomes
Subdefensor Público-Geral:
Renan Cajazeiras Monteiro
Corregedor-Geral: Francisco de Sales Teófilo Neto
Endereço: Rua Caio Cid, 100 - Bairro Luciano Cavalcante – Fortaleza – CE
CEP: 60.811-150
Telefone: (85) 3101-3419 / (85) 3488-3101/3425
Fax: (85) 3101-3424 / 3101-3432
Site: www.defensoria.ce.gov.br
E-mail: gabinete@defensoria.ce.gov.br


Observações: No tópico Defensor Geral não consta sequer o nome completo da Defensora Geral, ou seja, Francilene Gomes de Brito Bessa;

No cargo de Subdefensor Público Geral consta o nome do Dr. Renan Cajazeiras Monteiro, que sequer foi nomeado pelo Governador, sendo que a atual Subdefensora Geral é a Dra. MARIA ANGÉLICA CARDOSO MENDES BEZERRA, de fato e de direito;

Como Corregedor Geral consta o nome do Dr. Francisco de Sales Teófilo Neto, que era Corregedor Geral na Gestão do Dr. Luciano Simões, sendo que a atual corregedora Geral é a Dra. BENEDITA MARIA BASTO DAMASCENO.

Não consta também no link o nome do Ouvidor/a e ainda não consegui saver quem ele é, apesar de já ter procurado em vários sites, inclusive no da DPGE.

A página da Defensoria Pública está absolutamente desatualizada e a DPGE está sem assessor de informática desde a saida do Dr. Sullivan há dois meses.

Neste final de maio o Assessor de Planejamento e pagador também deixará de prestar seus serviços na DPGE pela desorganização ali existente e voltará para seu orgão de origem.

A Gerente de Recursos Humanos Dra. Lair também está preparando as gavetas prá pedir o boné...Será que há o que comemorar na área administrativa?

Existem três varas da infância e adolescência, prioridade zero para a Justiça que estão sem Defensores Públicos, o mesmo acontecendo com a 12ª Vara Criminal, reaponsável pelos julgamentos que envolvem crianças e adolescentes como vítimas. Esta Vara está sem defensor público desde a saída do Dr. Roberto Ney para assumir cargo de comissão na DPGE em novembro do ano passado. Existem ali mais de 400 processos parados esperando um Defensor Público, o que acarreta HABEAS CORPUS e soltura para muitos criminosos que deveriam estar presos e são soltos por excesso de prazo. ISSO É CRIME DE RESPONSABILIDADE FUNCIONAL que a Defensora Geral está cometendo, pois há Defensores na DPGE que estão ali sem cargos comissionados, prestando assessoria oficiosa à Defensora Geral, quando deviam estar atuando nas Varas.

De todo modo sou obrigada a dizer:
FELIZ DIA NACIONAL DO DEFENSOR PÚBLICO PARA TODOS.