segunda-feira, 19 de maio de 2008

Abra o olho

Segundo o conceituado colunista do jornal Diário do Nordeste, Egídio Serpa, é preciso abrir o olho em relação ao edital publicado pelo Governo do Estado, destinado a escolher a empresa que irá implantar e gerir o sistema de crédito e outros produtos ofertados aos servidores estaduais.

Como está posto, segundo o jornalista, apenas uma empresa preenche os requisitos exigidos. No caso, a Facility, que já opera o mesmo sistema na Prefeitura de Fortaleza.

Repete-se a mesma fórmula usada para a compra dos veículos para o programa Ronda do Quarteirão. Servia qualquer um, desde que fosse Hilux...

Isso tem nome: Chama-se, então, licitação dirigida.

Olho no edital, como recomenda o Egídio.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 16/05/08.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dr Lúcio: O senhor deve estar redondamente enganado. Não existe licitação dirigida no atual governo. Visando extinguir possíveis distorções do governo anterior ( o senhor sabe de quem), o Governaodr CID GOMES extinguiu todas as comissões de licitação existentes nas secretaria e vinculadas e colocou nas mãos dopleniopotenciário Fernando Oliveira toda a responsabilidade das licitações estaduais, inclusive a das hilux, a dos fretamentos de jatinhos em empresa de amigo e todas as outras, exemplificando esta que vai ocorrer com a Facility...
Como vem agora o senhor INSINUAR MALDOSAMENTE que pode haver mutreta? Que injustiçaaaaaaaaaaaaa...

Célio Ferreira Facó disse...

Relembro aqui as circunstâncias do edital de licitação dos carros do Ronda. O repórter Sílvio Mauro quis conversar com alguns pilotos sobre os tais atributos dos SUPERCARRÕES com que o Executivo Estadual queria dotar a Polícia Militar. O que ouviu apenas confirmou a confusão do Governo atual neste caso.
Câmbio automático! É Inútil, inócuo para melhorar a acuidade da ação policial! Todos os pilotos consultados, à unanimidade, acharam-no também muito dispendioso.
Tração permanente, integral nas quatro rodas! Pareceu a pelo menos um deles de todo desapropriada para estas nossas plagas. O repórter foi perguntar também ao fabricante, isto é, ao vendedor do fabricante, o que ele achava dos tais carros: ouviu que são bons, ótimos – sobretudo depois de vendidos!
Na Assembléia Legislativa, Heitor Férrer e Adahil Barreto impugnaram o edital da licitação, que continha vícios. Era ILEGAL o edital: cláusulas abusivas da perfeita concorrência. Era IMORAL: feria o princípio da economicidade da administração; dessangrava o orçamento (pobre!) do Estado (pobre!) em pelo menos 5 ou 6 milhões extraordinários! Os que defendem a tal escolha, ao contrário, não puderam senão gaguejar, até agora, sem achar como explicar o inexplicável.
Comprados, os tais supercarrões não reduziram a insegurança das ruas e já protagonizaram alguns abusos ploiciais.

Célio Ferreira Facó disse...

A PRECARIEDADE desse programa de segurança pública do Ronda do Quarteirão demonstrou-se já à exaustão. Revela antes a AUSÊNCIA de qualquer programa do Executivo Estadual para esta função essencial dos governos. Eis o que explica que se comprometa sobremodo o orçamento público para a aquisição dos carros policiais. Não é só impróprio; é medieval. Nesse ínterim, recrudesce a INSEGURANÇA PÚBLICA em Fortaleza. A exigir do governo do Estado, como do Executivo Municipal, medidas urgentes e outras, de mais planejamento. Parvoíce esperar que as Polícias vão agora sozinhas combater e debelar essa tão propalada marginalidade. Preocupa, porém, nesta crise, a INÉPCIA, FRAGILIDADE demonstrada pelo Governo atual naquilo mesmo que devia ser apenas sua rotina administrativa. Deve a ação policial primar pela inteligência e a discrição, a versatilidade, quase sem possibilidade de erro. Sua melhor ação é, por natureza, preventiva, a requerer o soldado preparado, treinado. Estes esperam ainda da Corporação, da administração do Estado mais investimentos, mais remuneração e treinamentos suficientes. Eis o que fazer já, mas o Governo Estadual prefere medidas paliativas. Ou equivocadas.

Anônimo disse...

Licitação dirigida é uma marca deste governo.
Aliás, só para informar, os secretários estaduais estão recebendo os seus novos carros: Toyota Corolla, ano/modelo 2009.
Mais um mimo para a Newland.