domingo, 4 de novembro de 2007

Saldo

A imprensa nacional divulgou há poucos dias matéria mostrando a saúde financeira dos estados, inclusive o Ceará.

O Governo do Estado alardeia todos os dias o volumoso montante de que dispõe em caixa. A boa situação de hoje só é possível pelo trabalho feito na administração anterior e a excelente condição do tesouro por ocasião da transferência do poder.

Não fora assim, não haveria como acumular recursos e obter de agências financeiras internacionais e do Tesouro Nacional anuência para contratar vultosos empréstimos.

O equilíbrio das contas públicas e a acumulação de reservas são práticas saudáveis.

O que deve ser questionado é o limite da poupança e como ela se constitui sem impor sacrifícios insuportáveis ao povo.

No caso atual, o Governo do Estado aproveitou uma herança favorável e impôs restrições de gastos que considero excessivas, e até perversas. O saldo foi feito mediante a degradação dos serviços públicos essenciais, notadamente segurança e saúde. Recuperá-los será difícil e oneroso.
Funcionários públicos exerceram cargos de chefia por meses sem serem remunerados para tal, as obras foram paralisadas e sua retomada têm sempre um custo adicional. Fornecedores e empreiteiros deixaram de ser pagos. A máquina parou.

O reajuste dado ao funcionalismo estadual foi o menor dos últimos anos. Programas são interrompidos sob a alegação de que não há dinheiro.

A voracidade poupadora deixa um rastro de sofrimento, dor e morte, que penaliza, sobretudo, os mais pobres, os que recorrem aos serviços do Estado.

Essa é uma dívida que, uma vez contraída com a sociedade, não irá se apagar da memória das pessoas devido a suas penosas conseqüências.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem acreditou nas histórias do CID GOMES E COMPANHIA, agora estão vendo que nem tudo que os ferreiras gomes falam pode-se acreditar! Nós, defensores públicos, fomos usados pela turma do cid gomes! Só que eu não carrego essa culpa não. Não votei nele, pois já existia um prenúncio da falsidade política do cid gomes. Na Defensoria Pública do Ceará, apesar do governador indicar para o cargo de DEFENSOR PÚBLICO GERAL DO CEARÁ, a dr. Francilene, que foi eleita de forma democrática e legítima, o clima não está nada bom. Já se comentam, pelos corredores, uma possível paralização a partir de janeiro de 2008. O governador cid gomes não respeita e não quer entender o motivo dos defensores publicos pleitearem a equiparação constitucional. Tem-se conhecimento, de fonte de dentro do palácio do governo, que a ordem é tentar enrolar os defensores públicos ao máximo possível, como por exemplo sendo recebidos pelo arialdo, pelo ivo gomes, essas coisinhas que faz-se pensar que tudo está indo muito bem. Não tá não. É apenas para ludibriar a classe. GOVERNADOR E DR. ARIALDO, não pensem, que nós defensores públicos, não sabemos o que se passa aí não, sabemos de tudo viu. Não somos nem bobos, muito menos ingênuos!!!! Um ano de governo já se passou, em janeiro teremos uma assembléia para decidir sobre uma greve por tempo indeterminado. ATÉ LÁ E ABRAÇOS!!!!

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

Em seu post, tem um trecho que ficou um pouco dúbio e pode dar uma interpretação maldosa.
"No nosso caso o governo aproveitou uma herança favorável e impôs restrições de gastos que considero excessivas, e até perversas."

Não seria "NESSE CASO", porque do jeito que está pode sugerir que no seu caso a herança foi favorável.

Se o senhor concordar, sugiro uma correção.

Cris

Anônimo disse...

Dr.Lúcio,

Caixa 2 feito com doações sem o devido registro já é crime. E o que dizer de Caixa 2 às custas da fome e da exploração da população? Pra mim devia ser classificado como crime hediondo.

Os caras prometem mundos e fundos, ganham o voto da população, e depois de eleitos, dão uma pomposa banana pra todo mundo. O luxo e as extravagâncias deles estão garantidos. O resto, cabe naquela história:

"Estando bem eu e meu cavalo alasão, não quero nem saber se esta égua pari ou não".

E tome arrocho e banana pro povo.
É a política financeira do maior traíra que o Ceará já produziu: Mauro Filho. Com as bênçãos do chefe dele.

Cris

Anônimo disse...

Dr. Lúcio

O responsável por isso é o Mauro Filho que se elege deputado somente para barganhar cargos. Ele tem raiva de servidor público mas mesmo assim o senhor deu vez e prestígio a esse cidadão.
Aliás, o caráter dele pode ser medido pela capacidade de enganar e trair. Ficou com o senhor até o último dia do prazo eleitoral e a seguir desembarcou na candidatura CID GOMES ...

XERIFE disse...

ENQUANTO ISTO OS POLICIAIS MILITARES AMARGAM O ATUAL GOVERNO COM SALÁRIO DE MISÉRIA E SEM PERSPECTIVA DE ASCENSÃO PROFISSIONAL.