segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O pito do Rei

A Cúpula Ibero-americana, reunião de Chefes de Estado e de Governo da Espanha, Portugal e de países de origem ibérica das Américas e Caribe, foi palco de incisiva intervenção do Rei Juan Carlos, impaciente, ao se dirigir ao presidente Hugo Chávez, da Venezuela, dizendo " Por que no te callas ?".

O venezuelano insistia em atacar, chamando, entre outras coisas, de fascista, o ex-Primeiro Ministro espanhol, José Maria Aznar, sem se deter diante da defesa feita pelo atual Primeiro- Ministro Zapatero.

Note-se que os dois espanhóis são antagonistas políticos, membros de partidos diferentes. O Presidente da Venezuela é conhecido por sua exuberância verbal e oportunismo midiático, que não considera costumes diplomáticos ou conveniências políticas.

No caso, de ampla repercussão internacional, parece ter ultrapassado, mais uma vez, o limite da tolerância. Terá sido isso que levou o Rei, pessoa reconhecidamente tranqüila, a se manifestar de maneira tão peremptória?

Lamentável um incidente como este numa reunião de alto nível, que tinha na agenda a proposta de criação de um Fundo de Coesão semelhante ao que existe na União Européia, destinado a apoiar o desenvolvimento dos países mais pobres.

Chávez sempre poderá explorar o episódio a seu favor, alegando um surto de autoritarismo aristocrático inspirado no passado colonialista.

De uma maneira geral, a manifestação do Rei foi compreendida, diante de alguém cujo voluntarismo não encontra limites nem diante de um fórum de governantes como aquele.

Na Espanha, apontam episódios recentes que acabaram levando involuntariamente a um protagonismo político do Rei, que pode acabar afetando sua imagem de Chefe de Estado.

9 comentários:

Anônimo disse...

Deveria era ter mandado o babaca à m... (desculpe) mas não tolero esse ditador barato que vai nos custar caro...

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

O projeto de ditador Chavez até que enfim teve o que merecia: um CALA A BOCA, MAGDA!

Ele até tem direito de manifestar sua opinião, mas falar asneira e ofender ou atacar pessoas, como ele fez no Chile com Aznar, ex-presidente da Espanha na presença dos mandatários espanhóis, isso foi demais.

Zapatero, mesmo tendo divergências ideológicas com Aznar, refutou a ofensa que, na sua visão de estadista, se estendia ao povo espanhol. Isso fez com que ele repudiasse o ataque de Chavez, dando uma lição de defesa da soberania e da democracia.

Com isso, a gente vê que existem esquerdistas de primeiro mundo e esquerdopatas tupiniquins. Ele defendeu seu adversário, por entender que a ofensa atingia seu povo.

E o cala-boca do Rei Juan Carlos foi impagável e super oportuno. Ninguém aguenta mais aquele bufão falando besteira.

Fico pensando: se fosse um ataque a Fernando Henrique, o Lulla e seus asseclas talvez tivessem apoiado, em total desrespeito à quase metade do povo brasileiro que não votou nele, mas que é governado por ele.

Cris

Anônimo disse...

SE CIRO GOMES FOR ELEITO(DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS!)PRESIDENTE DO BRASIL CORREMOS UM SÉRIO RISCO DE TER UM "CHAVEZ" POR AQUI...POIS EM TERMOS DE ARROGANCIA E AUTORITARISMO OS FERREIRA GOMES NÃO PERDEM PARA NINGUÉM!!!

Anônimo disse...

,,, Tu não és diferente, lúcio.

deixaste claro a tu defesa à este imbecil 'chaves'

,,,todos nós cearenses sabemos que tu és defensor também desse corrupto presidente lulla.

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE EXISTE NO MUNDO HOMENS COMO O GRANDE MONARCA REI DE ESPANHA.
CHEGA DE APENAS VERMOS APLAUSOS A ESTE DITADOR INCLUSIVE VINDOS DO NOSSO PRESIDENTE LULA E DE SEUS EMBAIXADORES DO ITAMARATY.
CONFESSO QUE FIQUEI DECEPCIONADO EM VER O PRESIDENTE DO MEU PAÍS ONTEM EM CADEIA DE TELEVISÃO COMPARANDO CHAVES COM OS EX-PRIMEIROS-MINISTROS DA INGLATERRA, ESPANHA E ALEMANHA QUE PERMANECERAM NO PODER POR TANTO TEMPO.
MAS É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ELES ERAM GRANDES DEMOCRATAS E NÃO DITADORES COMO O PRESIDENTE VENEZUELANO.

Anônimo disse...

Presidente Lula cuidado senão o próximo a levar o pito do Rei é V. Exa. pois sempre diz besteira, inclusive quando defende Chavez que sempre detona o Brasil e o nosso presidente ainda defende-o.

Anônimo disse...

O Rei Juan Caelos fez muito bem em mandar o Presidente Chavez calar-se.
Parecia reunião de Câmara de Vereadores do interior do Ceará.

Anônimo disse...

Esse Chavez é acima de tudo um chato! E incoveniente. Fez bem o Rei.

Anônimo disse...

Esse Chavez é acima de tudo um chato! E incoveniente. Fez bem o Rei.