domingo, 25 de novembro de 2007

Granta

Saiu o primeiro número da "Granta" brasileira, revista inglesa de cultura, traduzida integralmente do número 97 da original. O próximo número já virá acrescido da contribuição nacional.

Fundada em 1889, ressurgida em 1979, leva o nome primitivo do Rio Cam, que banha a cidade onde está a tradicional universidade britânica. No primeiro número, traz alguns dos melhores jovens escritores americanos, na tradição editorial de revelar talentos. A periodicidade no Brasil será semestral.

Sabe-se que o brasileiro lê pouco, menos de dois livros por ano, no entanto algumas revistas culturais têm sobrevivido com razoável penetração, considerada a aridez do meio. É o caso da "Cult", que já fez dez anos, da pernambucana "Continente multicultural", do curitibano "Rascunho" e da "Piauí", que, não obstante o nome, é de São Paulo. Esta última, recebida com ceticismo quanto à sua sobrevivência, vende, hoje, entre bancas e assinantes, cerca de 36.000 exemplares.

A nossa "Granta", editada pela Alfaguara/Objetiva, pretende ser uma espécie de "revista livro". O número de estréia tem 402 páginas e custa R$ 38,32, na Livraria Cultura.

Saiba mais no O Estado de S. Paulo, edição de 24/11/07, página D7, Caderno 2.

Nenhum comentário: