sábado, 6 de outubro de 2007

Investimento

O jornal "O Povo", edição de 3/10/07, publicou matéria na qual avalia o investimento feito pelo Governo do Estado do Ceará este ano, estabelecendo comparação com os números de 2003 e 2006 referentes a igual período.

Este ano, só foi investido 10,25% do previsto no orçamento, o que representa 52% e 77% a menos do que em 2003 e 2006, respectivamente. Como se pode ver, um desempenho pífio.

Lembro que ao assumir, encontrei o Estado em situação financeira bastante delicada, demandando um enorme esforço gerencial para equilibrar as contas. Reitero o que já afirmei em outras oportunidades: entreguei o Estado em muito melhor condição do que recebi.

Quanto à afirmação do Secretário da Fazenda, de que o Ceará tem superavit que paga juros e amortização da dívida, é correta. Faltou dizer que a condição não é nova. Já data de alguns anos. Somos um dos poucos estados que não deixa resíduo de dívida com o tesouro nacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

A tal da marcha que queriam engatar era a ré! Isso tudo porque essa turma de neo-socialistas só tem discurso. Imagine se tivessem assumido o estado na situação de janeiro de 2003? Não fariam nada, só chorando e acusando as vacas magras. Que saudade de um administrador sério, competente, disposto a trabalhar mesmo com todas as adversidades. O nosso estado, coitado, está entregue às moscas.

Anônimo disse...

Este ano de 2007 foi um ano totalmente perdido para o Estado do Ceará. Estagnação em todos, repito, em todos os setores da administração estadual. Este fato seria justificavel e compreensível se o atual Governador tivesse recebido o Estado com as finanças desequilibradas, o que não foi o caso, por mais que tentem iludir a população.

José Sales disse...

Falta dizer, que todos os projetos que estão sendo ditos como feitos notáveis da nova administração foram concebidos, desenvolvidos e negociados na Gestão Lúcio Alcantara. E que o re-equilíbrio das contas do Estado, levou a possibilidades de negociação de novos aportes de recursos e empréstimos internacionais, inclusive. Os quase dois bilhões de reais que chegarão aos cofres do Estado, nos próximos anos, fazem parte de negociações que iniciaram-se ainda em 2003, nos primeiros meses daquele ano.

José Sales disse...

E esta semana vem a Ministra Marta Suplicy a dizer que está trazendo dinheiro novo para o Estado do Ceará. Primeiro, que o dinheiro não é tão novo: a negociação do mesmo foi iniciada em 2003.Segundo, não é o Governo Federal que está aportando recursos e sim o BID/ Banco Interamericano de Desenvolvimento, através de empréstimo do Programa PRODETUR, coordenado pelo Banco do Nordeste,por autorização do Senado Federal após verificação da capacidade de endividamento do Estado do Ceará, então saneado, pela SEAIN, do Miistério do Planejamento Orçamento e Gestão. Terceiro, o dinheiro está sendo aportado porque toda a lição de casa foi cumprida pela Gestão Lúcio Alcantara.