terça-feira, 4 de setembro de 2007

Reforma ortográfica



Entrou em vigor, oficialmente, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado pelos países lusófonos em 1990. Ajudei a aprová-lo no Senado, acompanhando o parecer do saudoso senador Josafá Marinho. O objetivo é acabar com as diferenças ortográficas entre os países cuja língua oficial é o Português.

A cisão vem de 1911, quando o governo português fez, à revelia do Brasil, a primeira normatização oficial da língua portuguesa. Três países - Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Princípe - já ratificaram o acordo, o que tecnicamente enseja sua aplicação. Remanescem resistências em Portugal, de natureza cultural e econômica.

Tradicionalistas denunciam a "brasilificação" da língua, e editores resistem à alteração alegando gastos e com receio de perderem mercado.

Mas, afinal em que consiste a mudança? São basicamente alterações ortográficas: incorporação definitiva das letras w, k, y; eliminação do trema; supressão de acento nas palavras paroxítonas com ditongos em ei e oi (idéia,herói), no hiato oo (enjôo), e nas formas verbais crêem, lêem. Nos países que ainda a utilizam, está prevista a supressão da consoante muda (acção, director,húmido). Diminuem, mas não terminam, as regras para emprego do hífen.

As diferenças entre o português de Portugal e do Brasil não acabam, pois são sobretudo semânticas e léxicas. Se a nossa pátria é a língua portuguesa, como ensinou Fernando Pessoa, ela não é uma, são várias. Assim como um povo é que faz a pátria, dá-se o mesmo com a língua, para alem de regras geradas nos gabinetes acadêmicos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Também acho que a língua plural não faz mal a nenhum dos países e nem à própria língua portuguesa. Confesso que não sou muito a favor da mudança e que relutarei em abandonar o trema!

Anônimo disse...

a gente gostou do texto mais axamos que claro com CLAREZA faltou um pouco de interesse do autor, obrigado.amamos td vcx

Anônimo disse...

está relativamente bom. Mas não a minha altura, logico!
faltaram informações decisivas sobre o assunto do texto.
quem escreveu esse texto, ou seja Lucio Alcantra não é um bom autor!
eu sou o melhor de todoooooossss!!!!
beijõeeees!!!