sábado, 8 de setembro de 2007

Estatística


O fato das estatísticas em relação à violência mostrarem que a situação de Fortaleza, apesar de não ser boa, é melhor que a de várias outras regiões metropolitanas, incomodou muita gente. Acusações de manipulação de dados não se sustentam por absoluta falta de comprovação. Os dados continuam a ser colhidos da mesma forma e, basicamente, pelas mesmas pessoas.

Podem falar sobre a correção dos procedimentos no passado, o delegado José Nival, ex-superintendente da Polícia Civil, e o coronel Bessa, ex-diretor do Ciops, atualmente Secretário Adjunto de Segurança e Comandante da Polícia Militar, respectivamente.

O que se busca é uma tentativa de explicação para o fato do Ceará ter ficado fora do Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, que elegeu para transferência de recursos estados onde a situação é mais grave. Quer dizer, tem gente aqui torcendo para que a situação seja pior do que de fato é. Incrível!

Além disso, o fato das estatísticas revelarem um aumento do número de homicídios, em comparação com o passado, perturba os atuais responsáveis pela segurança pública. Para concluir, sugiro que os interessados consultem o "Mapa da violência dos municípios brasileiros", de autoria de Júlio Jacobo Waiselfisz, que não se valeu de nenhum dado fornecido pela Secretaria de Segurança do Ceará, e sim de informações do Datasus do Ministério da Saúde e do IBGE.

6 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lucio,
Contra fatos não existe argumentos.
O que está acontecendo é querer inventar fatos para acobertar a incapacidade dos atuais gestores.
Bruno Andrade

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
A grande incoerência é que as mesmas estatísticas criminais que estão sendo utilizadas junto à FIFA como diferencial favorável a Fortaleza, comparativamente com outras capitais concorrentes a uma sub-sede à Copa 2014 (Recife, Maceió, Salvador, Vitória,etc.), são as mesma ora questionadas.

Macambira

Anônimo disse...

Boa lembrança, Macambira.

Uns dados servem para um fato e estes mesmos dados são falsos para outros interesses. Eita governo danado.

Anônimo disse...

Esse governo é muito é cara-de-pau!
Quantas vezes eles vão tentar jogar pra pletéia em cima de manipulações e falsidades levantadas contra o governo anterior??!?!!
Tão pensando que o Ceará é a como a Assembléia? Nã nã não ninguém cai nessa não.

Anônimo disse...

... e o mau-caráter do "panelada" na televisão a deitar mentiras sobre as estatísticas. não gosto de dar razão a essa turma do PT, mas, em parte, eles têm razão: a imprensa tem que ter limites!!!

Anônimo disse...

Isso mesmo, boa: IMPRENSA COMPRADA, IMPRENSA CALADA! I