domingo, 2 de setembro de 2007

Fé e ciência

"A ciência sem religião é aleijada, a religião sem ciência é cega."
Albert Einstein.

Está aí, na voz autorizada de um grande cientista contemporâneo, um bom começo para os descrentes na conciliação entre ciência e fé, razão e crença, refletirem com mais cuidado sobre o tema, antes de se renderem incondicionalmente à racionalidade científica.

A discussão é mais uma vez oportuna, no momento em que há um surto de lançamentos editoriais negando a existência de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

A propósito de sua ponderação sobre Fé e Ciência, muito oportuna, trago um exemplo bem preocupante sobre o assunto:

O novo ministro do STF, Carlos Alberto Direito, falou em entrevista na Folha de hoje sobre a perseguição que está sofrendo só porque, pasmem, é católico praticante e tem posições consideradas conservadoras sobre certos temas como o aborto. É grande a patrulha em cima dele, o que o faz ter de reafirmar que suas convicções religiosas não interferirão em sua função no STF.

Suas palavras são fortes:

"Teria eu o direito de ter vergonha ou de pedir desculpas pela minha fé católica? Será que um país como o nosso, tão bonito, com gente tão alegre, será que eu não tenho o direito de ter orgulho de ter a minha fé católica?"

Realmente, o Senhor tem razão quando fala em "surto" de negação, num dos maiores países católicos do mundo.

Cris