quarta-feira, 23 de maio de 2007

A publicidade e as bebidas alcóolicas

O Governo Federal anuncia medidas mais duras para disciplinar a propaganda e o consumo de bebidas alcoólicas. Uma das medidas é a inclusão de bebidas de baixo teor alcoólico (cerveja,"ices") no grupo das mais fortes. Vai ser restringido o horário para propaganda na televisão, proibida venda em estabelecimentos à margem das rodovias federais.

Já era tempo do governo agir. O consumo indiscriminado e precoce do álcool, a partir de bebidas leves como a cerveja, contribui para o aumento da violência e gera despesas enormes e evitáveis na área da saúde. A idéia de restringir a venda de álcool em bares e restaurantes a partir de determinada hora não pode ser descartada.

A medida tem que vir acompanhada de outras providências, ser discutida previamente com a comunidade e adotada por zonas da cidade de acordo com a incidência do crime. Seria interessante examinar experiências de outras cidades. De qualquer forma, é importante salientar que a decisão do Governo se dá num espaço adequado de atuação do estado. Afinal o mercado não pode ser senhor absoluto.

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