sexta-feira, 27 de abril de 2007

A visita de Bento XVI e a canonização de frei Galvão


A visita do papa Bento XVI ao Brasil, em maio, é muito importante para nossa Nação, que tem um grande contingente de católicos. O papa tem caracterizado seu pontificado por uma insistência nas normas, nos postulados, naquilo que constitui a essência da Igreja. É um chamado à responsabilidade dos católicos no sentido de que ninguém é obrigado a ser católico. Mas uma vez que é, evidentemente que com todas as falhas próprias do ser humano, deve procurar seguir aqueles postulados que orientam a ação e a atuação da Igreja.

O papa Bento XVI não tem o carisma da comunicação que tinha João Paulo II, mas tem uma solidez de conhecimento teológico muito grande. Acho que a Igreja Católica brasileira se ressente muito de que seus integrantes, principalmente o clero, tenha uma formação intelectual melhor, sejam mais preparados, inclusive para um debate, um diálogo, um pregação. E o papa, nesse sentido, tem sido um grande incentivador.


Outro ponto alto da visita do papa é a apresentação do primeiro santo brasileiro, que é frei Galvão. Não deixa de ser também uma glória para o Brasil. Normalmente, as canonizações são feitas pelo Papa, em Roma. Bento XVI abriu uma exceção e vai canonizar Frei Galvão em São Paulo, na Missa que celebrará no Campo de Marte, dia 11 de maio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu comentário sobre o catolicismo. Realmente, se quisermos ser católicos temos que, pelo menos, tentar seguir os preceitos da religião. Parabéns pela iniciativa do blog.