sábado, 28 de abril de 2007

A infância revelada

Coluna Lêda Maria - Diário do Nordeste


Quem achou que Lúcio Alcântara havia esquecido da sua infância, vai encontrá-lo com boas e leves lembranças de sua cidade natal, São Gonçalo do Amarante, no livro que acabou de lançar, complementado por muitas fotos da sua sobrinha, a arquiteta Joana França.

Em solenidade concorridíssima, noite de quinta-feira, 26 no Ideal Clube, o governador do Ceará 2003/2006 entregou ´O Rio da Minha Infância´. A apresentação do autor e obra foram do jornalista Carlos Augusto Viana. Ricardo Guilherme leu o poema que intitula o livro e vários amigos discursaram. O ministro Ubiratan Aguiar mandou sua mensagem que foi lida pelo presidente da Casa, Humberto Cavalcante, na qual elogiava as poesias e as fotografias. A noite foi de muitos aplausos. Quase mil livros foram vendidos com renda para a Casa Vida.

Entre as mais de mil pessoas que prestigiaram Lúcio Alcântara estavam Murilo Martins, presidente da Academia Cearense de Letras; Ednilo Soárez, presidente da Academia Fortalezense de Letras; e Lurdinha Leite Barbosa, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Constança Távora, Luiz Gastão, César Montenegro, Oto e Tales de Sá Cavalcante, Heloísa Juaçaba, Pedro Henrique Saraiva Leão, Juraci Magalhães, Thomaz Figueiredo, Estácio Brígido, Allan Aguiar, Gen. Théo Basto e Barros Pinho. Os velhos amigos, Iranildo Pereira e Leorne Belém, também marcaram presença. E mais as irmãs, os filhos e a amada, Beatriz, estavam ao lado de Lúcio Alcântara.

O coral Vozes de Outono brindou a noite com seu canto, cujo momento maior foi quando dedicou a música ´Se todos fossem iguais a você´, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, ao escritor e político Lúcio Alcântara.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabêns pela inciativa do Blog. As opiniões de quem passou por tantas interesantes vivências parlamentares e executivas com notoria ética e espirito publico digno de nota interessa a todos nós cearenses.

desde já vou ficar ligado nesse endereço!

Marcos Macedo
Servidor Público do Ceará

Anônimo disse...

Tive o prazer de olhar as belezas retratadas no livro. Muito bem retratadas por sinal. E as orientações, em forma de versos fez-me lembrar de tantas e tantas infâncias que o Senhor, enquanto governador, ajudou a melhorar. Com a dedicação de homem das letras e da política contribuiu para que, futuramente, outros grandes homens retratem seus rios, seus oceanos... Aprendi, caro Sr. Lúcio Alcântara a respeitá-lo como homem público. Esse livro é mais uma contribuição para que saibamos o grande homem que temos em nosso cenário político. Parabéns. Grande abraço fraterno.
Airton Sabino

Anônimo disse...

Que tal disponibilizar o conteúdo de seu livro nesse espaço? Um abraço governador...

Anônimo disse...

caro gov. o seu livro retrata sua tragetoria de luta na sua região que muito louvavel para construir para o n osso ceara e dificil ver uma pessoa humilde etalentossa nas letras muito sucesso lucio alcantara que deus abençõe em todas as suas lutas unico polico que conheço que sabe jogar limpo

Anônimo disse...

Caro governador, saudades da sua administração. Meu pai fora exonerado do cargo de orientador do CREDE, em seu lugar uma pessoa que não passara em concurso como ele passou! Parabéns pelo livro. Atualmente estou lendo um livro de memórias de infância, de José Lins do Rêgo, em seguida lerei o do Sr. Obrigado!!! Diego Henrique, estudante de direito e filosfia

Anônimo disse...

Saudades do seu Governo!!!

Os CREDE´s q o digam!!!