segunda-feira, 23 de abril de 2007

Revisão constituinte na Assembléia


Merece aplausos a iniciativa da Assembléia Legislativa de fazer uma revisão constitucional. É um trabalho que deve ser feito com cautela, com rigor, profissionalismo e espírito público, com atenção ao que está acontecendo no mundo.

Os deputados estaduais devem aproveitar este momento para corrigir os excessos que a Constituição tenha, e mesmo que o objetivo seja ampliar os poderes dos parlamentares para legislar, além de abrir espaço para participação popular, não é o caso de se estabelecer um cabo de guerra entre o Executivo e o Legislativo. É sim o momento de buscar sinergias, cada qual com sua autonomia, sua independência, mas compreendendo que a governabilidade, na verdade, não é só do Poder Executivo. Isso precisa ficar claro.

Quando se fala em governo são os três poderes, cada qual com sua competência, sua independência. Há uma interdependência que não deve ser perdida de vista. Todos os poderes têm que ter a consciência de que a governabilidade não é uma responsabilidade só do Executivo. Governo são os três poderes.

Nenhum comentário: