segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Taxa

Quando senador ouvi em muitas oportunidades o senador Eduardo Suplicy defender a instituição de uma taxa sobre as transações financeiras internacionais para financiar programas de apoio aos pobres.

A ideia, proposta em 1972 pelo prêmio nobel de economia James Tobin, previa que os recursos advindos da taxação seriam destinados ao combate à pobreza.

A tese conta com a simpatia de economistas reconhecidos, como Joseph Stiglitz e Lawrence Summers, mas enfrenta resistência entre representantes do sistema financeiro.

Em reunião do G-20, na Escócia, o primeiro ministro inglês Gordon Brown lançou a ideia de se instituir a taxa, que serviria de garantia contra riscos sistêmicos no setor bancário, como o desencadeado pela falência do banco americano Lehman Brothers, ocorrida em 2008.

Brown disse não ignorar as enormes e difíceis questões de ordem prática que a medida geraria, mas que elas não devem impedir sejam feitos estudos sobre o assunto.

A proposta de Tobin em favor dos pobres foi sistematicamente recusada. Em benefício dos bancos, é provável que vingue.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 08/11/09.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Quando faliram os bancos nos EUA, nestúltima crise, foi em decorrência da cupidez e irresponsabilidade do próprio sistema financeiro.

Senhores afetados, usurários, incapazes de agir pouco mais prudentemente. Emprestaram muito mais do que os meios de pagamento podiam garantir e liquidar.

Aí foram todos quebrados, muito apressados, pedir garantias e empréstimos aos governos.

Na paz falam aqueles banqueiros em estado mínimo e total ausência de regulamentação.

Na crise correm a esconder-se sob as saias governamentais.

Já se viu que esta gente não pode ser séria nem honesta.