quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Matoso

Maria Beatriz e eu mandamos, com a indispensável antecedência, um cartão de aniversário para nosso amigo Roberto Matoso. Temo que a correspondência retorne com a mensagem burocrática destinatário ignorado no endereço.

O corpo do Roberto desceu à Terra no mesmo dia em que vira a luz pela primeira vez.

Soubéssemos da peça que o destino nos pregaria, e conhecêssemos o número da caixa postal do céu, teríamos enviado o cartão para aguardá-lo lá.

Na pressa de atender ao chamado, partiu antes que os amigos partilhassem da sua alegria de viver, sem levar na bagagem os testemunhos do nosso afeto.

8 comentários:

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Que homenagem linda!!

Anônimo disse...

Grande camarada, o ceu ganha um grande colaborador.(Galba Filho)

Anônimo disse...

Roberto Matoso era sinônimo de gentileza,alegria,entusiasmo,humildade,competência,lealdade,nem sei mais citar tantas qualidades que esse ser humano tão especial tinha. Realmente o destino pregou uma peça em todos nós,amigos de Roberto,mas especialmente dilacerou o coração e a vida de sua mãe querida,D.Zenilde,seus familiares e sua atual companheira Cristiane.Que Deus dê forças à sua mãe e a todos que estão dilacerados com a dor da imensa saudade que ele deixou naqueles que estavam ao seu redor.Que o seu sorriso cativante e encantador fique em nossa memória para sempre.

Anônimo disse...

Pessoa de bem. Ético, solidário. Uma mente dedicada aos valores criativos da inovação. Um olhar sempre adiante da manada.
Um dia, alguém disse que ele era "como cerveja quente". Disse-o - logo quem! - a mais azeda das criaturas que já conheci.
O nosso bom Roberto, lúcido como sempre, recebeu o resmungo derrotado do príncipe como uma declaração de elogiosa diferença, comentando, a certa altura, o episódio com a fina ironia de sua inteligência: "Pior é Coca-cola sem gás". Deus o tenha, irmão! (Ricardo Alcântara)

Célio Ferreira Facó disse...

Neste obituário deve aparecer o timinho do Fortaleza, que desmoronou, e boa parte da imprensa esportiva local.

O Ceará, agora inscrevendo-se como TIME de futebol entre os outros, nacionais, DUAS coisas REALIZA definitivamente.

A PRIMEIRA é tornar-se um TIME de futebol, digno do nome, capaz de representar o lugar, a terrinha, entre as grandes equipes do país.

A SEGUNDA é obrigar o pessoal da imprensa local, jornais e rádio O POVO e DIÁRIO DO NORDESTE, a ser capaz de fazer Jornalismo também comentando esportes, futebol.

Esta turma, como se sabe, pela vasta maioria, não fazia senão a torcida falada e escrita do Fortalezinha-de-aço-revelado-de-papel.

Para este não tinha aquela turma senão gentilezas, eufemismos, compromissos.

Derrotas eram mitigadas com linguagem retorcida.

Dizia-se, por exemplo, “Cedeu a vitória”, para não dizer que perdera.

Pontinhos eventuais, bobos como os de pênalti eram pela turma da imprensa comemorados como verdadeiros feitos.

Para o Ceará amiúde não reservava boa parte da imprensa senão o deboche, a provocação.

Assim é que um tal Roberto Leite, por exemplo, escrevinhou ontem, em O Povo, não para analisar, reportar os fatos, criticar a realidade. Quis apenas levantar o moral do Fortaleza. Deu a tabela fictícia do que seria se o Fortalezinha ganhasse. Como se um perdedor contumaz, pudesse passar a ganhar de repente. tudo até o fim.

De noite, o timeco perdeu DE NOVO; jaz agora como o último do Campeonato.

Entre os vitoriosos, o Ceará, que soube tornar-se TIME de Futebol. Fica faltando na imprensa local qualquer coisa digna de chamar-se uma crônica esportiva capaz de fazer Jornalismo também sobre futebol.

Oxalá já possa formar-se a partir de agora.

Afonso Celso Machado Neto disse...

São Pedro agora irá tirar suas boas e merecidas férias. Robertão daqui em diante "tomará de conta" do pedaço!

Galba disse...

O Ceará e nós ficamos orfãos pela perda deste grande talento = Roberto Matoso = que se foi precocemente.
Galba

Ivana Maia disse...

Que texto mais bonito, mais verdadeiro. Só o senhor, dr. Lúcio, homem de sentimentos elevados.