sábado, 19 de setembro de 2009

Poe

Edgar Allan Poe, poeta, romancista, crítico literário e dramaturgo americano, cujo bicentenário de nascimento decorre este ano, foi figura importante do romantismo, tendo sido precursor do romance fantástico e da ficção científica, sobretudo do primeiro, ambos popularizados nos dois séculos seguintes.

Órfão cedo, de pai e mãe, Poe teve um início de vida sombrio, até ser adotado por uma família abastada, que o batizou com o nome que se tornaria famoso, a qual lhe propiciou esmerada educação.

Incursões no jornalismo e na crítica literária, esta feita em estilo muito próprio, que lhe dá alguma popularidade, não lhe garantem sucesso para As Aventuras de Arthur Gordon Pym, primeira obra completa em prosa.

Sistematicamente, Poe via seus trabalhos serem recusados pelos editores e outros levados à concursos não obterem qualquer prêmio. O reconhecimento, dentro de um círculo restrito, viria com Manuscrito Encontrado Numa Garrafa, que lhe valeu o prêmio do Baltimore Saturday Visit.

Entre sucessos efêmeros e desilusões, só é reconhecido em 1845, quando o jornal Evening Mirror publica o poema de sua autoria O Corvo, logo transcrito por vários jornais.

Até falecer, aos 40 anos, consumido por uma saúde precária, agravada pelo alcoolismo, alimentou polêmicas com grandes nomes das letras, da política e do jornalismo.

Nenhum comentário: